Brasil ultrapassa marca de 10 mil casos e tem 73 mortes nas últimas 24 horas

Brasil ultrapassa marca de 10 mil casos e tem 73 mortes nas últimas 24 horas

O ministério da Saúde divulgou, ontem (04), os números atualizados do novo coronavírus. De acordo com a pasta, o número de infectados, no momento, é de 10.278. O número de mortes é de 432, com os 73 óbitos registrados nas últimas 24 horas.. O estado de São Paulo lidera tanto em número de casos (4.466) quanto em mortes (260). Com esses números, o país ocupa a 16º lugar em casos da doença, o 14º lugar em óbitos e o 8º lugar em letalidade. Segundo o secretário executivo do ministério da Saúde, João Gabbardo, a dinâmica da doença no Brasil está "abaixo da curva de crescimento da Espanha, Itália e Estados Unidos, a partir do centésimo caso." Em todo mundo já foram registrados mais de 1,18 milhão de casos e mais de 64 mil mortes. ...


Força-tarefa da Prefeitura interdita 28 estabelecimentos no fim de semana

Força-tarefa da Prefeitura interdita 28 estabelecimentos no fim de semana

31/03/2020

A Prefeitura realizou, no fim de semana, cerca de 730 vistorias em espaços comerciais da cidade com a finalidade de monitorar o cumprimento das medidas de prevenção e controle do coronavírus, No sábado (28), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), interditou 21 estabelecimentos e cassou cinco alvarás de funcionamento. No domingo (29), foram sete estabelecimentos interditados, sendo cinco bares e restaurantes, localizados em Mata Escura, Arenoso, Cabula VI e Brotas, e duas lojas de conveniência de postos de combustíveis, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) e no bairro de São Caetano. No dia, os fiscais fizeram a cassação do alvará de dois estabelecimentos.


Percentual de famílias endividadas atinge recorde em março

Percentual de famílias endividadas atinge recorde em março

31/03/2020

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada ontem (30) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que o total de famílias com dívidas no Brasil voltou a crescer em março, depois de um recuo em fevereiro (65,1%), atingindo 66,2%, maior taxa da série histórica iniciada em janeiro de 2010. O recorde havia sido registrado em dezembro do ano passado (65,2%). "O resultado extrapolou o percentual de dezembro e registrou o maior nível da série histórica", disse a economista da CNC, responsável pela pesquisa, Izis Ferreira. Ela avaliou que a pandemia de coronavírus vai contribuir para elevar o grau de endividamento das famílias nos próximos meses e, também, a inadimplência.


Assembléia volta ao sistema virtual para votar calamidade pública

Assembléia volta ao sistema virtual para votar calamidade pública

31/03/2020

A  Assembleia Legislativa da Bahia vota nesta quarta-feira (01), a partir das 10h, através do Sistema de Deliberação Remota (SDR), novas mensagens solicitando reconhecimento do "estado de calamidade pública" em decorrência da pandemia do coronavírus. Número considerável de prefeituras está encaminhando ao Legislativo solicitações idênticas para integrar essa segunda reunião sob o regime do SDR. A pauta com as matérias que serão votadas é a base da convocação formal dos trabalhos e precisa ser publicada no Caderno do Legislativo do Diário Oficial 24 horas antes, por exigência regimental. Inicialmente, o plenário virtual apreciaria ontem (31.03) apenas as mensagens formuladas pelas prefeituras de Feira de Santana, Camaçari e Lauro de Freitas - que possuem uma realidade comum: Ampliação das despesas nas áreas de saúde e social, aliada a cenário de redução de receitas. São cidades de elevado índice populacional, orçamentos complexos que terão significativa diminuição e implicariam no descumprimento de metas fiscais estabelecidas para o atual exercício, infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Esses três pedidos já estão publicados.


Bahia registra primeira morte pelo novo coronavírus

Bahia registra primeira morte pelo novo coronavírus

30/03/2020

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que registrou a primeira morte pelo novo coronavírus (Covid-19) na Bahia. O paciente era um homem de 74 anos, que estava internado em um hospital privado da capital, entubado e em diálise contínua. A Bahia registra 156 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 3,8% do total de casos notificados no país. Até o momento, 1388 casos foram descartados., com comorbidades associadas. Esse número contabiliza todos os registros de janeiro até o início da noite de ontem (29). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).


Total de óbitos no País sobe de 114 para 136 em um dia

Total de óbitos no País sobe de 114 para 136 em um dia

30/03/2020

O Ministério da Saúde divulgou uma nova atualização, ontem (29), dos dados sobre o novo coronavírus (covid-19), no Brasil. O número de mortes chegou a 136, 22 a mais do que o número anunciado pela pasta no sábado (28), quando foram registrados 114 óbitos. São Paulo concentra 98 do total de mortes, seguido por Rio de Janeiro (17), Ceará (cinco) e Pernambuco (cinco), Paraná (dois), Rio Grande do Sul (dois), Santa Catarina (um), Goiás (um), Distrito Federal (um), Rio Grande do Norte (um), Piauí (um) e Amazonas (um). Com 22 novas mortes, foi o maior resultado diário registrado desde o início, juntamente com o de sábado, que teve o mesmo número.


Universidades criam aplicativos para ajudar no combate ao vírus

Universidades criam aplicativos para ajudar no combate ao vírus

30/03/2020

Diversas universidades públicas brasileiras vêm se engajando em pesquisas para ajudar na prevenção e no combate ao novo coronavírus. Para além de testes e fabricação de equipamentos de saúde, uma das áreas de desenvolvimento tem sido a criação de aplicativos e sistemas de informática que auxiliam cidadãos nesse esforço. Um pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo, em São Carlos, criou o projeto CheckCorona. Por meio do WhatsApp, o programa disponibiliza um atendente automático inteligente que fornece informações e orienta pacientes sobre os sintomas da covid-19, realizando uma espécie de pré-triagem. O assistente pergunta ao usuário sobre o tipo de contato, os sintomas e traz informações sobre os procedimentos necessários, como isolamento, testagem e busca por auxílio médico em unidades de saúde.


Número de mortes chega a 114 e há 3.904 casos confirmados por covid -19 no País

Número de mortes chega a 114 e há 3.904 casos confirmados por covid -19 no País

29/03/2020

A covid-19 já foi diagnosticada em 3.904 pessoas no Brasil, tendo resultado na morte de 114 vítimas. Com isso, a taxa de letalidade da doença no país está em 2,8%, segundo balanço do Ministério da Saúde, divulgado ontem (28). No balanço de sexta-feira (27), o número de diagnosticados estava em 3.417, e o de mortes em 92 (taxa de letalidade de 2,7%). O número de casos registrados nas últimas 24 horas, portanto, soma 487. São Paulo é o estado com maior número de infecções comprovadas, com 1.406 casos e 84 óbitos, com taxa de letalidade em 6%. Apesar de ter os maiores números absolutos, São Paulo tem taxa de letalidade menor que o Piauí, que soma 11 casos e uma morte, com índice de letalidade em 9,1%; e que Pernambuco (68 casos, cinco mortes e letalidade em 7,3%).


Bandeira tarifária continua verde em abril, sem cobrança extra nas contas de luz

Bandeira tarifária continua verde em abril, sem cobrança extra nas contas de luz

29/03/2020

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou ontem (28), que a bandeira tarifária de abril continuará na cor verde, o que significa que não haverá cobrança extra nas contas de luz. Com isso, desde janeiro não há cobrança adicional nas contas de energia. Em fevereiro e março, a Aneel decidiu manter a tarifa nesse patamar. A manutenção da bandeira verde em abril significa que a situação nos reservatórios das hidrelétricas continua a melhorar, devido à volta das chuvas.


Embasa conclui conserto de adutora e retoma abastecimento

Embasa conclui conserto de adutora e retoma abastecimento

29/03/2020

Técnicos e operários da Embasa concluíram o conserto do vazamento na adutora principal do sistema integrado de abastecimento que atende parte de Salvador e alguns municípios da região metropolitana e da região de Feira de Santana. A retomada da distribuição de água foi iniciada imediatamente após a conclusão do serviço e, desde então, o abastecimento está retornando aos poucos. Os municípios afetados pela interrupção de sexta-feira (27) e que estão tendo o abastecimento retomado são: parte de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria e Terra Nova.


Brasil tem 92 mortes e 3,4 mil casos confirmados do vírus

Brasil tem 92 mortes e 3,4 mil casos confirmados do vírus

28/03/2020

Em nova atualização do Ministério da Saúde sobre coronavírus, o número de mortes chegou a 92 ontem (27), contra 77 registradas na quinta-feira (26). O resultado significa um aumento de 18% em relação ao dia anterior. Em comparação com o início da semana, quando eram 25 óbitos, o número multiplicou por 3,68 vezes. A taxa de letalidade chegou ao máximo da semana, ficando em 2,7%. O total de casos confirmados saiu de 2.915 para 3.417 ontem (27). O resultado marcou um aumento de 80% nos casos em relação ao início da semana, quando foram contabilizadas 1.891 pessoas infectadas. O número de casos novos foi de 502, atingindo o número mais alto da série histórica. Na quinta, o acréscimo foi de 482. Nos dias anteriores, o aumento havia sido menor, ficando na casa entre 232 e 345 casos.


Governo proíbe temporariamente entrada de estrangeiros no País

Governo proíbe temporariamente entrada de estrangeiros no País

28/03/2020

O governo federal editou ontem (27), uma portaria para proibir temporariamente a entrada de estrangeiros de todas as nacionalidades que chegarem ao Brasil pelos aeroportos. A medida tem validade de 30 dias. O fechamento da fronteira aérea foi feito a partir de recomendações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A regra não será aplicada no caso de brasileiros que retornem ao país, imigrantes que moram no Brasil, parentes diretos de brasileiros e estrangeiros que são membros de órgãos internacionais. A norma também libera a entrada de quem estiver em trânsito para outros países, desde que o passageiro fique somente na sala de trânsito dos aeroportos, além de tripulantes de empresas aéreas.


Contran suspende prazo para renovação da CNH

Contran suspende prazo para renovação da CNH

28/03/2020

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu suspender os prazos relacionados a serviços de trânsito em todos os estados. A determinação foi feita em acordo com os departamentos de Trânsito (Detrans) dos 26 estados e do Distrito Federal. A suspensão vale para todos os processos e procedimentos realizados por entidades públicas e privadas prestadoras de serviços relacionados ao trânsito. Assim, prazos para apresentação de defesa da autuação, recursos de multas e defesa processual ficam suspensos. Da mesma forma, também estão interrompidos os prazos para transferência de veículos, para registro e licenciamento de veículos novos e para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 19/02/2020. A decisão se dá por conta da epidemia do coronavírus (covid-19) no Brasil e o consequente isolamento social determinado por vários governos estaduais.


Prefeitura interdita mais estabelecimentos por descumprir decreto

Prefeitura interdita mais estabelecimentos por descumprir decreto

28/03/2020

Durante a operação de fiscalização da Prefeitura para monitorar o cumprimento das medidas de prevenção e controle do coronavírus em Salvador, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), interditou um bar e uma churrascaria em Nordeste de Amaralina, na tarde de ontem (27). Os estabelecimentos estavam funcionando normalmente e fazendo atendimento no local, o que fere o decreto que permite apenas delivery. Desde o dia 18 de março até quinta-feira (26), já foram realizadas mais de 2,1 mil vistorias, 35 interdições e 20 alvarás de funcionamento foram cassados. As ações têm o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Vigilância Sanitária (Visa).


Procon-BA notifica farmácias e estabelecimentos por venda com preços abusivos

Procon-BA notifica farmácias e estabelecimentos por venda com preços abusivos

28/03/2020

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) continua as vistorias em farmácias e estabelecimentos que foram denunciados pela venda, com preços abusivos, de produtos como álcool em gel e máscaras de proteção. As vistorias do órgão são realizadas desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus. Nesta fase da operação, a superintendência está notificando e ouvindo as justificativas das empresas. Até o momento, 18 estabelecimentos foram visitados e 14 notificados.


Câmara aprova auxílio de R$ 600 por mês para trabalhador informal

Câmara aprova auxílio de R$ 600 por mês para trabalhador informal

27/03/2020

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (26) auxílio emergencial por três meses, no valor de R$ 600,00, destinados aos trabalhadores autônomos, informais e sem renda fixa durante a crise provocada pela pandemia de coronavírus. A matéria segue para análise do Senado. Pelo texto do relator, deputado Marcelo Aro (PP-MG), o auxílio pode chegar a R$ 1.200 por família. O valor final, superior aos R$ 200 anunciados pelo Executivo no início da crise em virtude da pandemia, foi possível após articulação de parlamentares com membros do governo federal. O projeto prevê ainda que a mãe provedora de família "uniparental" receba duas cotas.


Um mês após o primeiro caso, Brasil já contabiliza 77 mortes

Um mês após o primeiro caso, Brasil já contabiliza 77 mortes

27/03/2020

Um mês após o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (covid-19) no Brasil. a pandemia produziu 77 mortes, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada ontem (26). A taxa de letalidade é de 2,7%. Na quarta-feira, as mortes já haviam se expandido para além de São Paulo e do Rio de Janeiro, com falecimentos em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e no Amazonas. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, retificou o número de mortes no país. No relatório, constava 78 óbitos, com um caso no Distrito Federal, mas o ministro afirmou que o registro foi feito por engano e que DF não tem morte por covid-19.


Embasa suspende corte nos casos de falta de pagamento

Embasa suspende corte nos casos de falta de pagamento

27/03/2020

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) suspendeu o corte do fornecimento de água nos casos de falta de pagamento dos clientes enquadrados na Tarifa Social por causa dos impactos do avanço da epidemia do coronavírus. De acordo com a Embasa, a empresa, em parceria com o Governo do Estado, continuará acompanhando a evolução da pandemia e avaliará a necessidade da adoção de medidas adicionais. A empresa também suspendeu o atendimento presencial, com exceção dos pontos integrantes da rede SAC. Segundo o órgão, à medida em que as unidades do SAC que ainda estão em funcionamento forem sendo fechadas, os pontos de atendimento respectivos também serão interrompidos.


Lojas com mais de 200 m² terão que suspender atividades

Lojas com mais de 200 m² terão que suspender atividades

27/03/2020

A partir de amanhã (28), lojas do comércio de rua com área total acima de 200 metros quadrados terão que suspender as atividades até o dia 4 de abril. Trata-se de mais uma medida, anunciada ontem (26) pelo prefeito ACM Neto, para conter o avanço do coronavírus e priorizar a proteção à vidas das pessoas. Além dos estabelecimentos com menos de 200 metros quadrados, o decreto, que será publicado hoje (27) no Diário Oficial do Município (DOM), também deixa de fora da suspensão das atividades lojas de material de construção e limpeza; aquelas que comercializam equipamentos ou insumos para a saúde; oficinas e autopeças; supermercados, padarias e açougues; e pet shops.


Senacon orienta consumidor a não pedir devolução de mensalidades

Senacon orienta consumidor a não pedir devolução de mensalidades

27/03/2020

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgou ontem (26) nota técnica recomendando que os consumidores evitem cancelar ou pedir descontos ou reembolso total ou parcial em mensalidades de instituições de ensino que tiveram as aulas suspensas em razão do novo coronavírus (covid-19). A nota, que inclui recomendações dos órgãos de defesa do consumidor dos estados do Rio de Janeiro, de Pernambuco, de São Paulo e de Procons do Brasil, foi elaborada após as medidas de restrição de circulação de pessoas que suspenderam a realização de aulas presenciais.


Covid -19: mortes sobem para 57 e chegam a mais três estados no Brasil

Covid -19: mortes sobem para 57 e chegam a mais três estados no Brasil

26/03/2020

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus (covid-19) chegou a 57, conforme atualização do Ministério da Saúde publicada ontem (25). Pela primeira vez desde o início da pandemia, foram registradas mortes fora dos epicentros do surto no país, São Paulo e Rio de Janeiro. Falecimentos em razão da covid-19 ocorreram em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e no Amazonas. O total de mortes marca um aumento de 11 em relação a ontem, quando a contabilização marcava 46 vítimas que vieram a óbito por conta da infecção. Na segunda-feira, eram 25 falecimentos. Do total, 48 foram em São Paulo, seis no Rio de Janeiro, uma no Amazonas, uma no Rio Grande do Sul e uma em Pernambuco.


Sedur interdita Mc Donalds da Graça por descumprimento do decreto

Sedur interdita Mc Donalds da Graça por descumprimento do decreto

26/03/2020

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) interditou e cassou o alvará do McDonald"s, do bairro da Graça, ontem (25), por descumprir o decreto de prevenção e controle do coronavírus. A unidade estava fechada, funcionando apenas o delivery, mas estava realizando obras, o que fere a legislação. De acordo com o novo decreto, fica proibido o funcionamento de bares e restaurantes, casas de shows e espetáculos, qualquer atividade sonora, além do fechamento de academias de condomínios e a realização de obras civis em prédios e estabelecimentos habitados, exceto emergenciais.


Consumidores chineses são incentivados a gastar

Consumidores chineses são incentivados a gastar

26/03/2020

Lojas de eletrônicos, cadeias de café e até autoridades locais da China estão reduzindo os preços e distribuindo milhões de dólares em cupons de desconto, para reativar uma economia afetada pelas restrições de movimento no combate ao coronavírus. A GOME Retail Holdings Ltd e a Suning.com Co Ltd planejam distribuir mais de 620 milhões de iuanes (US$ 88 milhões) em vouchers, enquanto a Alipay, do Alibaba Group Holding Ltd's, dará 10 milhões de códigos de descontos para 10 mil varejistas em seu aplicativo. A JD.com Inc disse que a partir de hoje (26) distribuirá 1,5 bilhão de iuanes (US$ 212 milhões) em cupons para produtos em várias categorias, como eletrônicos.


Nelson Leal defende isolamento e critica incoerência da fala do Presidente da República

Nelson Leal defende isolamento e critica incoerência da fala do Presidente da República

26/03/2020

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputado Nelson Leal, convocou ontem (25.03) os baianos a ficarem em casa, continuando a prática do isolamento social. "Estamos com um baixo nível de infectados pelo Covid-19 graças à ação do Governo do Estado, com o apoio dos deputados desta Assembleia que votaram, por unanimidade, nos dois decretos - estadual e municipal - pelo estado de calamidade pública. Portanto, esqueçam a fala de ontem (24), desproposital e incoerente, do Sr. Presidente da República, Jair Bolsonaro: continuem em casa, porque é a nossa chance de ganhar esta batalha", argumenta Leal.


Procon - BA reforça o uso de canais digitais para denúncias e reclamações

Procon - BA reforça o uso de canais digitais para denúncias e reclamações

26/03/2020

Com a suspensão dos atendimentos presenciais nos postos de atendimento, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (ProconBA) reforça aos consumidores a importância do uso de outros canais de atendimento para denúncias e reclamações ao órgão. Tanto para a capital, quanto para as regiões metropolitanas e do interior, os consumidores podem acessar a plataforma de relacionamento com o cliente www.consumidor.gov.br. Nela, com acesso totalmente gratuito, o consumidor deverá verificar se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no sistema e, em seguida, registrar sua reclamação no site. A empresa tem até dez dias para responder ao consumidor.


Petrobras espera que nova queda de preço da gasolina chegue aos postos

Petrobras espera que nova queda de preço da gasolina chegue aos postos

26/03/2020

A Petrobras informou que, com uma nova redução de 15% desde ontem (25), o preço médio da gasolina nas refinarias passa a ser R$ 1,14 por litro. Este é o menor preço cobrado pela companhia desde 31 de outubro de 2011. "A Petrobras "espera" que este movimento nos preços se reflita, no curto prazo, na redução do preço final cobrado ao consumidor", diz nota divulgada pela empresa. No acumulado do ano, a redução do preço da gasolina é de cerca de 40%. De acordo com pesquisa semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre os dias 15 e 21 de março, o preço médio ao consumidor no país para a gasolina era de R$ 4,486 por litro.


Brasil tem 46 mortes e mais de 2 mil casos confirmados

Brasil tem 46 mortes e mais de 2 mil casos confirmados

25/03/2020

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus (covid-19) chegou a 46, conforme atualização do Ministério da Saúde publicada ontem (24). Até segunda-feira (23), o número de mortes estava em 34. No domingo (22), era de 25, um aumento de quase 20 casos em apenas dois dias. O total de casos confirmados saiu de 1.891 ontem para 2.201 hoje, um acréscimo proporcional de 16% e de 310 em números absolutos. O resultado de hoje marcou um aumento de 42% nos casos em relação a domingo, quando foram registradas 1.546 pessoas infectadas. As mortes continuam restritas a São Paulo, com 40 óbitos, e Rio de Janeiro, com 6 falecimentos. A taxa de letalidade saiu de 1,8% na segunda (23) para 2,1% ontem.


Aneel suspende corte de energia por inadimplência por 90 dias

Aneel suspende corte de energia por inadimplência por 90 dias

25/03/2020

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (24), um pacote de medidas especiais em resposta à pandemia de coronavírus, incluindo a suspensão por 90 dias de cortes do serviço de eletricidade por inadimplência para consumidores residenciais e serviços essenciais. As medidas, aprovadas em reunião extraordinária de diretoria do regulador realizada por meio de videoconferência, incluem também a flexibilização pelo mesmo prazo de algumas obrigações das distribuidoras de energia, como de atendimento presencial a clientes e entrega de faturas a domicílio.


Prefeitura cassa alvará de funcionamento de shopping e de loja por descumprir decreto

Prefeitura cassa alvará de funcionamento de shopping e de loja por descumprir decreto

25/03/2020

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) interditou e cassou o alvará de funcionamento do Shopping Boulevard 161 e das Lojas Americanas, localizados no bairro do Itaigara, ontem (24). Os estabelecimentos descumpriram o decreto de prevenção e controle do coronavírus, publicado no Diário Oficial (DOM) no dia 20 de março, que determina o fechamento por 15 dias de shoppings, centros comerciais e similares. A fiscalização continuará de forma ostensiva em todos os bairros da cidade com o objetivo de monitorar se os estabelecimentos estão seguindo a determinação municipal.


Ibametro adota medidas para conter o coronavírus

Ibametro adota medidas para conter o coronavírus

25/03/2020

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), suspendeu os atendimentos externos.Serão mantidas apenas as verificações para serviços essenciais e de produtos que tenham ligação direta com a prevenção e o combate ao coronavírus. A vistoria presencial está mantida para aferição de esfigmomanômetro (medidor de pressão arterial), verificação de produtos como álcool 70%, líquido ou em gel, postos de combustíveis e supermercados.


Novo horário de funcionamento de postos de combustíveis já está em vigor

Novo horário de funcionamento de postos de combustíveis já está em vigor

25/03/2020

Já está valendo a determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) regulamentando a redução no horário de funcionamento dos postos de combustíveis e os de revendas gás liquefeito de petróleo (GLP). Os revendedores de combustíveis automotivos em todo o país passam a funcionar, no mínimo, de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. Até então, o horário mínimo de funcionamento era das 6h às 20h. A medida foi publicada segunda-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU) e foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19).


Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.