Brasil cria 240 mil empregos em abril, aponta Caged

Brasil cria 240 mil empregos em abril, aponta Caged

O Brasil fechou o mês de abril com saldo positivo de 240.033 empregos com carteira assinada. O balanço é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado de abril decorreu de 2.260.439 admissões e de 2.020.406 desligamentos. No acumulado do ano de janeiro/2024 a abril/2024, o saldo foi positivo em 958.425 empregos, resultado de 8.904.070 admissões e 7.945.645 desligamentos. Já nos últimos 12 meses, de maio/2023 a abril/2024, foi registrado saldo de 1.701.950 empregos, decorrente de 24.179.955 admissões e de 22.478.005 desligamentos....


Prazo de adesão ao Desenrola Brasil não é prorrogado, informa Fazenda

Prazo de adesão ao Desenrola Brasil não é prorrogado, informa Fazenda

21/05/2024

O Ministério da Fazenda informou que a que prorrogação da Medida Provisória (MP) 1.211/2024 que altera a Lei nº 14.690, de 3 de outubro de 2023, para prorrogar a duração do Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes - Desenrola Brasil - Faixa 1, por 60 dias não significa a prorrogação do programa. Segundo nota divulgada pela pasta a decisão do Congresso Nacional é "um procedimento padrão: a prorrogação automática da vigência da MP não altera a data de encerramento do programa, que foi fixada em lei".Dessa forma o prazo para adesão de pessoas físicas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tenham dívidas de até R$ 20 mil, terminou ontem (20).


Voo de Paris para Salvador facilita captação de eventos internacionais para a Bahia

Voo de Paris para Salvador facilita captação de eventos internacionais para a Bahia

21/05/2024

"Não é apenas mais um voo internacional, é a ligação da Bahia com o mundo". A declaração do titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, se refere ao novo voo da Air France de Paris para Salvador, a partir de 28 de outubro, com três frequências semanais (segundas, quintas e sábados). A linha vai utilizar o aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, que funciona como hub (distribuição de voos), oferecendo conexões para centenas de destinos da Europa, Ásia e África.


Energia Solar: Prefeitura inicia 6ª turma do curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos

Energia Solar: Prefeitura inicia 6ª turma do curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos

21/05/2024

A Prefeitura de Salvador iniciou, na tarde da segunda-feira (20), mais uma turma do curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos, uma área promissora de instalação e manutenção de sistemas a base de energia solar. A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), juntamente com a Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica da Bahia (ABS). As aulas serão realizadas até 20 de junho, na sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no bairro do Comércio, totalizando uma carga horária de 120 horas. O curso faz parte do programa Treinar para Empregar, desenvolvido pela Semdec.


Batata, banana, laranja e melancia estão mais baratas, segundo a Conab

Batata, banana, laranja e melancia estão mais baratas, segundo a Conab

20/05/2024

Preços de produtos como batata, banana, laranja e melancia estão em queda nas centrais de abastecimento do país (Ceasas), segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).Tendo por base preços cobrados no atacado, o 5º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) mostra que o preço da batata caiu pelo segundo mês consecutivo, na comparação com os meses de março e abril, mesmo com a menor oferta do produto no mercado. De acordo com a Conab, isso ocorreu em resposta à queda de demanda pela batata. A maior redução registrada foi observada na Conab de Santa Catarina, onde houve uma queda de 25,1% em relação a março.


Previsões do mercado para Selic e juros sobem; para o PIB houve queda

Previsões do mercado para Selic e juros sobem; para o PIB houve queda

20/05/2024

O mercado financeiro elevou pela terceira vez seguida a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, para este ano. Segundo o boletim Focus, divulgado hoje (20), em Brasília, pelo Banco Central (BC), a Selic deve fechar 2024 em 10%. Atualmente, ela está em 10,5%. A projeção da semana passada era de que a Selic terminasse o ano em 9,75%. Há quatro semanas a previsão do mercado era que o índice ficasse em 9,5%.O boletim Focus traz as previsões de economistas e analistas de mercado financeiro consultados pelo BC. Para 2025, analistas também projetaram que a Selic feche em 9% - a mesma estimativa para 2026 e 2027.


Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 1.000 foragidos localizados em Salvador

Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 1.000 foragidos localizados em Salvador

20/05/2024

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública ultrapassou a marca de 1.000 foragidos da Justiça alcançados em Salvador. Em 2024, a tecnologia auxiliou na captura de 189 pessoas com mandados de prisão na capital baiana. A prisão de número 1.000 foi contra um procurado por corrupção de menor. Após alerta, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), acionou equipes da PM. O procurado foi conduzido para a Polinter, onde o mandado foi confirmado. No total, desde a sua implantação em dezembro de 2018, foram 1.574 foragidos por homicídio, latrocínio, feminicídio, estupro, assalto, tráfico de drogas, entre outros crimes alcançados.


Servidores de Salvador participam de palestra sobre LGBTfobia no esporte

Servidores de Salvador participam de palestra sobre LGBTfobia no esporte

20/05/2024

A Prefeitura de Salvador, por meio do Programa de Combate à LGBTfobia, promoveu uma palestra para discutir sobre a participação de pessoas LGBT no futebol, combatendo a homofobia e promovendo a inclusão e o respeito à diversidade. A atividade, intitulada "Não Há Impedimentos LGBT no Futebol", reuniu servidores municipais no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no Centro. Na mesa estiveram presentes o coordenador de Políticas e Promoção da Cidadania LGBT+, Marcelo Cerqueira, e de representantes do Dendê Futebol Clube, primeiro time de Futebol Inclusivo da Bahia. Cerqueira destacou a importância de discutir a temática justamente no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, ajudando a combater todas as formas de preconceito e violência contra pessoas LGBT+.


Adaptação das cidades à crise climática exige mudança de paradigma

Adaptação das cidades à crise climática exige mudança de paradigma

19/05/2024

A reconstrução das cidades gaúchas e a adaptação dos territórios urbanos à crise climática exigem uma mudança de paradigma, com estratégias de mitigação de impactos climáticos em confluência com a preservação dos recursos naturais e modelos baseados em soluções da natureza. A avaliação é de especialistas ouvidos pela Agência Brasil.O coordenador de Justiça Climática do Greenpeace Brasil, Igor Travassos, reforça que é preciso se adaptar a essa realidade de ocorrência de eventos climáticos extremos."Não adianta a gente simplesmente reconstruir as coisas do mesmo jeito, a gente já entendeu que as estruturas vão ser impactadas, onde chega o nível do rio", diz. Ele defende um processo participativo de reconstrução das cidades afetadas pelas enchentes no Sul do país, junto à população dos territórios mais impactados e a pesquisadores.


Polícia da Bahia localiza 17 armas de fogo por dia e amplia em 23% as apreensões

Polícia da Bahia localiza 17 armas de fogo por dia e amplia em 23% as apreensões

19/05/2024

Com 17 armas de fogo localizadas por dia na Bahia em 2024, as forças da segurança alcançaram um aumento de 23,8% das apreensões, na comparação com o ano anterior. Ações de inteligência e repressão foram intensificadas contra facções envolvidas com tráfico e homicídios.Entre janeiro e maio deste ano, a polícia apreendeu 2.169 armas, contra 1.752 localizadas em 2023. Em números absolutos foram mais 417 armamentos encontrados. Fuzis, carabinas, espingardas, submetralhadoras, pistolas e revólveres estão entre os armamentos encontrados pelas forças estaduais e federal.


Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

18/05/2024

Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, têm aumentado os desastres ambientais e climáticos em todo o mundo, a exemplo do que ocorre no Rio Grande do Sul.No Brasil, o governo federal mapeou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O aumento na frequência e na intensidade dos eventos extremos de chuvas vêm criando um cenário desafiador para todos os países, em especial para aqueles em desenvolvimento e de grande extensão territorial, como o Brasil", diz o estudo do governo federal.


Exportações baianas sofrem queda de 1,2% em abril

Exportações baianas sofrem queda de 1,2% em abril

18/05/2024

Nova queda no volume exportado (-18,5%), principalmente de derivados de petróleo, celulose e soja, comprometeram o resultado das vendas externas no mês passado (abril), que somaram US$ 773,6 milhões, com recuo de 1,2%, comparado a igual mês do ano anterior. Os preços, em média, subiram pelo quarto mês consecutivo no ano. Em abril, o aumento foi de 21,3%, no comparativo interanual. Os melhores preços obtidos no mês, entretanto, não compensaram a queda do quantum. As informações são da análise da equipe da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), a partir da base de dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).


Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

17/05/2024

A taxa de desemprego do país no primeiro trimestre de 2024 foi de 7,9%, uma queda de 0,9 ponto percentual na comparação com o mesmo trimestre de 2023 (8,8%), segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a mais baixa da série histórica do primeiro trimestre em 10 anos - até então, o menor índice tinha sido registrado no primeiro trimestre de 2014, com 7,2%. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a taxa de desocupação caiu em 21 estados e no DF. As unidades da federação que registraram menor nível de desocupados foram: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e DF.


Anvisa defende manutenção de marco regulatório para maconha medicinal

Anvisa defende manutenção de marco regulatório para maconha medicinal

17/05/2024

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana um relatório de análise de impacto regulatório sobre produtos de cannabis. O documento trata do cenário regulatório da cannabis para fins medicinais no Brasil e apoia a manutenção da atual estratégia de autorização desses produtos no país. A proposta da diretoria colegiada era discutir a manutenção, o aprimoramento ou a extinção das regras atuais, que são de dezembro de 2019. Em nota, a Anvisa destacou os principais pontos da votação e, consequentemente, do relatório, que apontam necessidade de melhorias na atual resolução, mas mantêm o formato de autorização dos produtos:


Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

17/05/2024

O pagamento de indenização por invalidez ou morte a pedestres e motoristas voltará a ser feito no país com a criação do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). A taxa que viabilizará o serviço começará a ser cobrada em 2025 dos proprietários de veículos automotores.Diferente do antigo Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), extinto em 2020, a nova versão do seguro obrigatório traz entre as novidades o pagamento das despesas médicas às vítimas de acidentes em vias públicas. Serão garantidos os custos de atendimentos médicos, fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, que não sejam disponibilizados pelo Sistema Únicos de Saúde (SUS).


Cônsul Geral do Peru no Brasil e secretariado do Governo da Bahia dialogam sobre política de migrantes no estado

Cônsul Geral do Peru no Brasil e secretariado do Governo da Bahia dialogam sobre política de migrantes no estado

17/05/2024

Com a proposta de estreitar relações e de colaborar com as políticas públicas de assistência à Comunidade Peruana residente na Bahia, o Cônsul Geral do Peru no Brasil, Carlos Garcia Castilho, foi recebido pelos secretários de estado Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos - SJDH) e Ângelo Almeida (Desenvolvimento Econômico - SDE). Castilho aproveitou a vinda ao Brasil, em cumprimento de outra agenda, para conhecer e dialogar com o Governo da Bahia sobre como construir ações conjuntas em relação à pauta econômica, turística, educacional e de migrantes, refugiados e apátridas no estado, direcionadas às comunidades peruanas.


Maio Laranja: Prefeitura promove mutirão de limpeza com crianças em praia no Subúrbio

Maio Laranja: Prefeitura promove mutirão de limpeza com crianças em praia no Subúrbio

17/05/2024

As secretarias de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) e de Política para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador (SPMJ) se uniram ao Movimento Plástico Transforma e à startup Solos, na manhã desta sexta-feira (17), para um mutirão de limpeza na praia de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A atividade reuniu 40 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos, assistidos pelo Lar Pérolas de Cristo, localizado em Tubarão.


Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

16/05/2024

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para as convocações da lista de espera da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2024. A previsão anunciada inicialmente pelo Ministério da Educação para este processo seletivo era 30 de abril. Cinco chamadas de candidatos da lista de espera já foram feitas pelo MEC desde o dia 28 de março, atendendo à alta demanda dos estudantes interessados em ingressar na educação superior com um financiamento subsidiado pelo governo federal.


Lote de restituição do Imposto de Renda para RS supera R$ 1,1 bi

Lote de restituição do Imposto de Renda para RS supera R$ 1,1 bi

16/05/2024

Mais de 900 mil declarantes gaúchos receberão pouco mais de R$ 1,1 bilhão no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda, a ser pago em 31 de maio, divulgou nesta quinta-feira (16) a Receita Federal. Segundo o Fisco, o número de contribuintes beneficiados superou as expectativas porque o novo sistema da Receita permitiu o fechamento do primeiro lote apenas em 15 de maio, em vez do prazo habitual de 10 de maio. Além de incluir os gaúchos no primeiro lote de restituição, a Receita promoverá medidas para ajudar o contribuinte gaúcho. Nos próximos dias, o Fisco fará o Mutirão de Acessibilidade Digital no Rio Grande do Sul. A iniciativa oferecerá computadores, tablets e acesso à internet para a população que está em abrigos poder acessar serviços públicos digitais.


Atividade econômica tem alta de 1,08% no primeiro trimestre

Atividade econômica tem alta de 1,08% no primeiro trimestre

15/05/2024

A atividade econômica brasileira registrou alta no primeiro trimestre deste ano, de acordo com informações divulgadas, nesta quarta-feira (15), pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) teve aumento de 1,08% de janeiro a março em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2023), de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período). Em comparação ao primeiro trimestre de 2023, a alta foi de 1,04% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). Considerando apenas o mês de março de 2024, o IBC-Br teve retração de 0,34%, atingindo 147,96 pontos, dados dessazonalizados. Na comparação com o mesmo mês de 2023, houve queda de 2,18% (sem ajuste para o período). No acumulado em 12 meses, o indicador ficou positivo em 1,68%.


Veículos com placas de finais 5 e 6 têm desconto de 8% no IPVA

Veículos com placas de finais 5 e 6 têm desconto de 8% no IPVA

15/05/2024

Ainda dá tempo de aproveitar o desconto de 8% no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com placas de finais 5 e 6, válido para quem quitar o tributo em cota única até os dias 28 e 29 de maio, respectivamente. Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal https://www.ba.gov.br/. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço "Pagar licenciamento cota única - emissão do DAE". O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.


Maio Amarelo: Transalvador promove ações para motociclistas nesta quinta (16)

Maio Amarelo: Transalvador promove ações para motociclistas nesta quinta (16)

15/05/2024

A campanha Maio Amarelo na capital baiana terá duas ações a serem realizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) nesta quinta-feira (16), com foco nos motociclistas. Uma delas acontece no Salvador Shopping e a outra vai ocorrer no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, com foco na redução de acidentes para este segmento. A ação no Salvador Shopping começa às 15h, na Doca 2, e tem o objetivo de sensibilizar os condutores de motocicletas que atendem por aplicativos e que fazem o pit stop nos centros de compras da capital baiana, com idades entre 18 e 45 anos, sujeitos a acidentes de pequena e grande proporção. A atividade já ocorreu anteriormente com profissionais no Shopping Barra, atingindo uma média de 50 motociclistas de app. Já no Rio Vermelho, às 19h, uma palestra será realizada no ponto de encontro de motociclistas, dentro do programa Vivo na Moto.


BC vê alta de expectativas de inflação e não indica corte de juros

BC vê alta de expectativas de inflação e não indica corte de juros

14/05/2024

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) mostrou preocupação com as expectativas de inflação acima da meta e, em meio a um cenário macroeconômico mais desafiador do que o previsto anteriormente, não prevê novos cortes na taxa Selic, os juros básicos da economia. Para os membros do colegiado, a extensão e a adequação de ajustes futuros na taxa "serão ditadas pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta".


Banco do Brics vai destinar R$ 5,7 bilhões para reconstrução do RS

Banco do Brics vai destinar R$ 5,7 bilhões para reconstrução do RS

14/05/2024

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), também conhecido como Banco do Brics, vai destinar US$ 1,115 bilhão, cerca de R$ 5,750 bilhões, para o Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito nesta terça-feira (14) pela presidente do NDB, Dilma Rousseff, nas redes sociais. Desde o fim de abril, o estado vem sendo fortemente atingido por temporais, enchentes e alagamentos.Em seu perfil na rede social X, Dilma classificou o momento vivido pelo estado brasileiro como difícil e doloroso e citou um cenário de calamidade pública. "Sei que têm sido semanas de muita dor e tristeza. Conversei com o presidente Lula e com o governador [do Rio Grande do Sul] Eduardo Leite para tratarmos dessa situação dramática e definirmos como poderíamos prestar ajuda financeira".


Volume de serviços na Bahia cresceu 0,1% em março de 2024

Volume de serviços na Bahia cresceu 0,1% em março de 2024

14/05/2024

Em março, o volume de serviços na Bahia, na comparação com fevereiro, apresentou leve expansão de 0,1%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Nessa análise, cabe ressaltar que a Bahia manteve a tendência de crescimento iniciada em fevereiro (0,8%) e registrou a segunda taxa positiva (0,1%) consecutiva, acumulando ganho de 0,9%. Esse resultado é ratificado pelo aumento da confiança do consumidor, pela manutenção da queda na taxa de juros, pela ampliação da geração de emprego e renda, pela ampliação da expectativa empresarial do setor de serviços e pelo controle da inflação.


Simm oferece 206 vagas para esta quarta-feira (15)

Simm oferece 206 vagas para esta quarta-feira (15)

14/05/2024

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 206 vagas de emprego em Salvador para esta quarta-feira (15). Os candidatos deverão acessar o site www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30.Em caso de deficiência visual, os candidatos devem entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para fazer o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp - a escolha é no momento do agendamento. No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho.


Mercado eleva para 2,09% projeção de expansão da economia em 2024

Mercado eleva para 2,09% projeção de expansão da economia em 2024

13/05/2024

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira neste ano subiu de 2,05% para 2,09%. A estimativa está no boletim Focus desta segunda-feira (13), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos.Para 2025, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB - a soma dos bens e serviços produzidos no país) é crescimento de 2%. Para 2026 e 2027, o mercado financeiro também projeta expansão do PIB em 2%, para os dois anos. Superando as projeções, em 2023 a economia brasileira cresceu 2,9%, com um valor total de R$ 10,9 trilhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, a taxa de crescimento havia sido 3%.


Prazo para negociações do Desenrola Brasil termina em uma semana

Prazo para negociações do Desenrola Brasil termina em uma semana

13/05/2024

O prazo para renegociar dívidas sob condições do Programa Desenrola Brasil vence na próxima segunda-feira (20) para devedores que se encaixam na Faixa 1. Dados do Ministério da Fazenda apontam que, até a semana passada, 14,75 milhões de pessoas já haviam renegociado cerca de R$ 51,7 bilhões em dívidas.Iniciada em outubro de 2023, a Faixa 1 contempla pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico. A etapa engloba dívidas que tenham sido negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022 e não podem ultrapassar o valor atualizado de R$ 20 mil cada (valor de cada dívida antes dos descontos do Desenrola).


Alunos do oeste baiano utilizam planta do cerrado para desenvolver repelente

Alunos do oeste baiano utilizam planta do cerrado para desenvolver repelente

13/05/2024

Uma pesquisa realizada pela Organis, entidade sem fins lucrativos que promove práticas orgânicas, constatou que, entre 2019 e 2021, o Nordeste teve um aumento significativo de 60% no consumo de orgânicos no país. Pensando nisso, as mentes empreendedoras de Bruna Santos e Victor Lopes, estudantes do Colégio Estadual Herculano Faria, na cidade de Barreiras, oeste da Bahia, iniciaram estudos em busca de um potencial repelente a partir de extratos de jatobá, a fim de explorar a produção sustentável. A orientadora da equipe, Aline Alves, explica que o projeto foi desenvolvido na feira de ciências da escola com o intuito de valorizar o cerrado. "Através de pesquisas, eles conheceram plantas do nosso bioma local e interessaram-se em estudar mais sobre o jatobá, uma planta significativa para a nossa região, em especial para Barreiras", conta.


Prefeitura entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor na comunidade da Palestina

Prefeitura entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor na comunidade da Palestina

13/05/2024

Mais 100 famílias da comunidade da Palestina tiveram suas vidas transformadas pelo programa Morar Melhor com a reforma de suas casas. A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis na noite desta sexta-feira (10), com a presença de autoridades municipais e de moradores da localidade. Esta é a segunda vez do programa na Palestina, totalizando mais de 300 imóveis requalificados pela Prefeitura na região. O Morar Melhor permite que os próprios moradores escolham quais serviços serão realizados, a exemplo de instalações sanitárias, pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado e de esquadrias (portas e janelas).


BC diz que pressões do mercado de trabalho determinam velocidade da redução de juros

BC diz que pressões do mercado de trabalho determinam velocidade da redução de juros

12/05/2024

Uma das preocupações manifestadas pelo Banco Central (BC) para manter a inflação sob controle tem relação com o nível de emprego e salários no Brasil. Em comunicado publicado nesta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC citou as "pressões nos mercados de trabalho" mundiais como um fator considerado para diminuir a velocidade da redução dos juros básicos da economia. O comitê acrescentou que, no Brasil, o mercado de trabalho está apresentando maior dinamismo que o esperado".


Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.