Notícia

Arara Azul resgatada pelo Cetas entra em programa nacional de espécies ameaçadas

Arara Azul resgatada pelo Cetas entra em programa nacional de espécies ameaçadas

 

Uma arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) resgatada e tratada pela equipe do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) embarcou com destino ao estado de Minas Gerais, onde será acolhi da por um Centro de Conservação e Reprodução de Aves Ameaçadas de Extinção, organização parceira do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). No Centro, que também faz parte do programa de revigoramento populacional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o animal passará por um processo de readaptação para futuro retorno à natureza. A ave foi encontrada por populares em maio, no município de Euclides da Cunha, debilitada.

O biólogo do Cetas/Inema, Haeliton Cerqueira, explicou que  “com aproximadamente seis meses de vida, o animal apresentava um quadro agudo de desnutrição. Após os primeiros cuidados no momento do resgate ela foi transferida para Salvador, onde uma equipe multidisciplinar do Cetas providenciou o tratamento clínico necessário e elaborou um plano nutricional específico para a sua recuperação”.

“Nosso foco principal foi estabilizar sua condição de saúde e garantir que ela recebesse todos os nutrientes necessários para que chegasse ao estágio atual, com a saúde restabelecida agora seguirá para um programa científico de conservação preparado para dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pelo Cetas”, completou o biólogo.

O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM, seguindo os protocolos ambientais estabelecidos pela legislação e evitou um deslocamento terrestre de mais de mil quilômetros.

Espécie classificada como Em Perigo (EN) de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a arara-azul-de-lear é uma espécie que ocorre exclusivamente na caatinga baiana, na região conhecida como Raso da Catarina. São animais protegidos pela Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), da qual o Brasil é signatário, além disso, fazem parte da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, documento estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da lista estadual de espécies da fauna ameaçada de extinção publicada na Portaria SEMA nº37/2017.

Disque Fauna (Resgate)
Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural, andando por rodovias, praças e residências, ou pretende fazer uma entrega voluntária, solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do Cetas (71) 99661-3998.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.