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Volume de serviços na Bahia caiu 4,1% em maio de 2024

Volume de serviços na Bahia caiu 4,1% em maio de 2024

Em maio, o volume de serviços na Bahia, na comparação com abril, caiu 4,1%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). No mês, a Bahia inverteu a tendência de crescimento iniciada em fevereiro e perdeu parte do ganho acumulado de 7,0%. O recuo da taxa é resultado da base de comparação, que foi bem elevada no mês de abril de 2024 (6,0%).

Na comparação com maio de 2023, o setor cresceu 1,3%, puxado por apenas uma das cinco atividades, que apresentou incremento: Serviços prestados às famílias (43,7%). Por outro lado, quatro atividades registraram recuo: serviços de informação e comunicação (-8,3%), outros serviços (-4,2%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,7%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-2,6%). Nessa comparação, a Bahia registrou variação superior à média nacional (0,8%).

Na comparação com os cinco primeiros meses de 2023, o setor avançou 2,1%. Duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de serviços prestados às famílias (21,5%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por serviços profissionais, administrativos e complementares (0,2%). Por outro lado, três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para baixo, com destaque para as atividades outros serviços (-5,4%), seguida por transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,0%) e Serviços de informação e comunicação (-0,2%). Nessa comparação, a Bahia também registrou variação superior à média nacional (2,0%).

No acumulado dos últimos doze meses, o setor expandiu 4,3%. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima: serviços prestados às famílias (13,9%), serviços de informação e comunicação (8,2%), serviços profissionais, administrativos e complementares (5,5%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,5%). Em sentido oposto, as atividades de Outros serviços (-5,2%) contabilizou queda. Nessa comparação, a Bahia registrou variação superior à média nacional (1,3%).

Atividades turísticas na Bahia cresceram 1,9% em maio de 2024

Em maio de 2024, o índice de atividades turísticas no Brasil apontou retração de 0,2% frente a abril, após ter registrado dois resultados positivos seguidos, período em que acumulou um ganho de 2,4% (março e abril). Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de queda verificado na atividade turística nacional. Nessa comparação, a Bahia (1,9%) apontou a terceira variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.


Na comparação com maio de 2023, a Bahia também se destaca pelo movimento positivo, enquanto o Brasil apresentou retração de 0,7% no volume das atividades turísticas, com cinco dos 12 locais pesquisados em retrocesso nos serviços voltados ao turismo. A Bahia apontou a variação positiva mais expressiva e superior à média nacional, com expansão de 23,2%.

No volume das atividades turísticas, quando comparado com os cinco primeiros meses de 2023, o Brasil apresentou expansão de 1,1%. Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (13,2%) apontou a variação positiva mais expressiva entre os locais pesquisados e superior à média nacional.

O agregado especial de atividades turísticas no Brasil cresceu 4,0%, no acumulado dos últimos 12 meses ano, frente a igual período. Em termos regionais, sete dos doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (11,9%) apontou a primeira variação positiva.

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Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.