A Defesa Civil de Salvador (Codesal) vai promover, na sexta-feira (6), das 8h à s 13h, a última turma de 2024 do curso Mobiliza Defesa Civil, com o objetivo de formar voluntários para atuar como multiplicadores de ações de prevenção e segurança nas comunidades da cidade. O programa, que capacita 60 cidadãos por turma, tem como foco a atuação em áreas de risco e acontecerá no auditório da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). Qualquer cidadão com mais de 16 anos pode se inscrever na ação, que não gera vÃnculo empregatÃcio nem remuneração, e tem carga horária de cinco horas. As inscrições podem ser feitas on-line, no link https://encurtador.com.br/YDnak. O curso é oferecido gratuitamente, sem custos para os participantes e, ao final, os participantes recebem certificados de conclusão.
O curso “Mobiliza Defesa Civil” é dividido em quatro módulos. São eles: “Defesa Civil Institucional”, que aborda as ações da Codesal e das secretarias associadas; “Primeiros Socorros”, para capacitar os voluntários a prestar atendimentos emergenciais; “Mudanças Climáticas”, que discute o impacto das mudanças no ambiente urbano; e “Percepção de Risco em Defesa Civil”, que ensina os cidadãos a identificar e agir em situações de risco estrutural nas suas comunidades.
Prevenção – Para a coordenadora de Ações Comunitárias da Codesal, Fabiana Santana, a formação dos voluntários é de extrema importância, especialmente em um contexto climático mais desafiador nos dias de hoje. Ela enfatiza que a capacitação não se limita a grandes desastres naturais, como deslizamentos ou alagamentos.
Para Fabiana, pequenas atitudes, como o uso de máscara para prevenir doenças ou evitar o descarte inadequado de lixo, também são formas de atuar na defesa civil. “Quanto mais pessoas capacitadas, mais cuidados teremos com as situações de risco do cotidiano”, destaca.
A coordenadora salienta ainda que os participantes estão preparados para disseminar esses conhecimentos onde moram, nas escolas e nos locais de trabalho. “A intenção é que eles sejam capacitados para atuarem como multiplicadores dessas ações de defesa civil dentro da sua comunidade”, conclui.
Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:
Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:
Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.