Os produtores, empresários e moradores do Oeste baiano estão contando com um sistema elétrico mais robusto e confiável, após as primeiras entregas do plano de investimentos da Neoenergia Coelba para a região. Em 2024, cinco subestações serão construÃdas e mais uma ampliada pela distribuidora. Desses empreendimentos, quatro já foram entregues. Também foram construÃdas 13 novas linhas de alta tensão, aumentando a flexibilidade operacional do oeste baiano.
Os números foram apresentados em evento realizado na quinta-feira (28), na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), em Luis Eduardo Magalhães. Estiveram presentes o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, representantes das associações econômicas e do poder público da região.
“Estamos orgulhosos em estar contribuindo para o desenvolvimento de uma das regiões que mais cresce no Brasil. No começo do ano nós firmamos um compromisso com os setores econômicos do oeste baiano. O evento de hoje demonstra que temos a capacidade de realizar os investimentos que planejamos para a Bahia”, destacou Thiago Guth.
Os empreendimentos fazem parte do plano de investimentos da distribuidora que irá investir R$ 2,2 bilhões na região até 2027. As entregas foram direcionadas para ações que beneficiam diretamente a população e a economia da região. As subestações concluÃdas este ano têm investimento de R$ 248 milhões e injetaram 77 MVA de potência no sistema elétrico, beneficiando mais de 304 mil pessoas.
A estrutura interna da empresa para a execução de obras nas redes de distribuição também foi dinamizada. Como resultado, a Neoenergia Coelba concluiu obras que demandaram a implantação de 20 mil postes e a construção de 1,5 mil quilômetros de rede em 2024. Os serviços também estiveram voltados para a ligação de clientes. Neste ano, mais de quatro mil novas ligações foram concluÃdas para atender novos consumidores no Oeste.
Além da expansão das redes de alta e média tensão, a Neoenergia Coelba intensificou os serviços de manutenção preventiva. Em 2024, 10 mil quilômetros da rede elétrica foram inspecionados, 400 equipamentos de subestações manutenidos e 15 mil podas realizadas. Estas ações garantem maior confiabilidade ao fornecimento de energia, com menos interrupções.
Plano de resposta contingência
A distribuidora também apresentou o seu novo plano de contingência para atuar em situações emergenciais que possam impactar a rede elétrica, como temporais (raios, chuvas e ventos) e queimadas. O planejamento foi elaborado com base nas particularidades da região e já resultou em uma redução em 20% no tempo média de atendimento a ocorrências.
Dentro das ações, destacam-se a nova base operacional em MambaÃ, a redistribuição das equipes e a aquisição de equipamentos para otimizar o contato das equipes com o Centro de Operações Integradas em locais remotos.
Foco no cliente
Todos os investimentos foram elaborados colocando o cliente como foco, com estratégias voltadas a melhorar a qualidade do serviço oferecido a eles. Dentro deste contexto, a Neoenergia Coelba inaugurou duas novas lojas de atendimento no Oeste em 2024, uma em Luis Eduardo Magalhães e outra em Bom Jesus da Lapa. As unidades proporcionam maior conforto e comodidade àqueles que procurarem os serviços oferecidos pela distribuidora presencialmente.
Informações da Agência Brasil
Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:
Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:
Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.