Uma reunião realizada nesta segunda-feira (25), na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), na Avenida Tancredo Neves, marcou o avanço da parceria entre a Prefeitura e o Banco Mundial para a aquisição de ônibus elétricos. Esta é mais uma iniciativa da gestão municipal para inserir a capital baiana em polÃticas públicas que priorizam o meio ambiente, a partir da utilização de energias limpas. O titular da Semob, Fabrizzio Muller, lembra que a parceria visa promover a capacitação dos profissionais envolvidos no transporte na capital baiana, além de estimular a sustentabilidade.
“Com essa implementação dos ônibus elétricos, a Prefeitura vem se destacando fortemente no Brasil com essa transição. Esse crédito junto ao Banco Mundial vai contribuir para uma transição mais rápida para a frota elétrica, que é mais sustentável, mais limpa e que traz inúmeros benefÃcios para a cidade. Portanto, essas são reuniões preparatórias para garantir essa operação de crédito e a capacitação da equipe, para que Salvador continue à frente das outras cidades quando falamos em sustentabilidade”, explica.
O diretor de Planejamento da Semob, Diogo Pires Ferreira, lembra que o projeto de eletrificação de frota urbana de Salvador não trata apenas da aquisição de ônibus elétricos, mas também de uma série de outras temáticas relacionadas à melhoria do sistema de transporte público coletivo da cidade. “O projeto contempla também a implantação da infraestrutura de recarga e a melhoria no entorno das estações, além da implantação de novas estações e melhoria da microacessibilidade. Dentro desse contexto, também há outros projetos que pegam carona nessa parceria, como a ampliação da diversidade na operação do sistema de transporte coletivo em Salvador”, declara.
Essa é a segunda reunião de preparação do projeto de financiamento junto ao Banco Mundial. “Esse encontro envolve uma série de procedimentos que irão viabilizar esse financiamento. O primeiro passo é submetê-lo ao governo federal, para que seja autorizado ao municÃpio pegar um financiamento externo com garantia da União. No segundo momento, o próprio Banco Mundial deve preparar o projeto para que seja aprovado junto aos diretores do banco. Em outro momento, deve-se buscar a aprovação do projeto no Senado Federal”, completa Pires Ferreira.
Para a representante do Banco Mundial, ThaÃs Fonseca, especialista em transportes da entidade, o projeto alcança a descarbonização a partir da utilização de ônibus com zero emissões, totalmente elétricos e sustentáveis. “Mas, acima de tudo, a gente alcança também a melhoria da qualidade do transporte público de Salvador. Porque, no fim, quem utiliza esses ônibus é quem vai sentir a diferença. São ônibus de piso baixo, sem ruÃdo, com ar condicionado, Wi-Fi etc. Então, o usuário que usa esse tipo de ônibus vai perceber a melhoria no serviço e na qualidade de todo o sistema”, diz.
Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:
Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:
Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.