Notícia

Embasa apresenta obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Irecê

Embasa apresenta obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Irecê

 
A Embasa apresentou, durante reunião pública, a obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Irecê. A empresa está investindo R$ 66,7 milhões no empreendimento, que vai beneficiar nesta primeira etapa cerca de 29 mil moradores de sete bairros: Centro, Coopirecê, Fundação Bradesco, Loteamento Félix, Novo Horizonte, Paraíso e Paulo Freire.  A obra prevê a implantação de 40 mil metros de redes que irão coletar e transportar os esgotos domésticos gerados nos 5,7 mil imóveis beneficiados nesta etapa.
Os efluentes serão encaminhados à estação de tratamento de esgoto a ser construída, com capacidade de tratar 80 litros por segundo, para posterior disposição no riacho Baixão do Gabriel, atendendo aos parâmetros da legislação ambiental e sem riscos de contaminação ao meio ambiente.
Durante a apresentação do projeto, a gerente da Divisão de Expansão do Interior da Embasa, Raíssa Marques, demonstrou a importância destes investimentos para a saúde da coletividade. “Em 2022, segundo o Ministério da Saúde, mais de 191 mil internações no sistema público de saúde do Brasil foram relacionadas a doenças de veiculação hídrica”, alertou. 
Aline Guedes, da Gerência de Sustentação Ambiental, reforçou sobre o cumprimento das condicionantes ambientais e o respeito à legislação. “Estão disponíveis os estudos que foram realizados para inventariar as espécies de flora e fauna, presentes no trecho onde está sendo instalada a estação de tratamento”, ressaltou Aline.
Socioeconômico | Cerca de 100 trabalhadores, entre operários, técnicos e profissionais da área de engenharia atuam nas frentes de trabalho para a implantação do sistema, que contribuirá com o desenvolvimento socioeconômico da região. Além disso, simultaneamente à execução da obra, está em andamento o projeto de trabalho social, envolvendo as comunidades que serão beneficiadas.
Sueli Santos, supervisora de ação social da Embasa, apresentou na reunião pública as iniciativas que serão implementadas junto à população. Â“Serão desenvolvidas diversas ações, de forma articulada com as organizações sociais e com o poder público local, com intuito de estimular a conservação dos recursos ambientais e o uso adequado dos equipamentos coletivos, desenvolver conhecimentos e habilidades para incremento da renda familiar e impacto socioterritorial, com foco na adesão e sustentabilidade do sistema”, afirma.
A reunião pública aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de representantes da unidade da Embasa em Irecê, vereadores, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, coordenação de Vigilância Sanitária, bem como de moradores e estudantes da rede municipal de ensino.
 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.