Notícia

Workshop discute combate ao racismo e à intolerância religiosa na gestão pública

Workshop discute combate ao racismo e à intolerância religiosa na gestão pública

 

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) promoveu um workshop no auditório do Arquivo Público, no Comércio, para discutir o tema “O Enfrentamento ao Discurso de Ódio na Intolerância Religiosa”. A palestra, realizada em alusão ao mês da Consciência Negra, foi conduzida por Carlos Nicodemos, advogado e professor universitário com mais de 30 anos de atuação em direitos humanos, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB e outras instituições voltadas para a promoção da igualdade.

O evento integrou as ações do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur). O PCRI tem como objetivo principal combater o racismo institucional nos órgãos públicos, promovendo a igualdade racial através de orientações, qualificações e ações afirmativas previstas no Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa de Salvador.

Durante a palestra, Carlos Nicodemos enfatizou: “Não basta mais apenas não sermos racistas, mas pensar quais são as ações que temos que tomar para uma política antirracista”. Ele destacou que o combate ao discurso de ódio e à intolerância religiosa é um processo contínuo, que exige ação e reflexão de todos os setores da sociedade, principalmente dos gestores públicos.

O evento também contou com a participação de representantes de diversas áreas que reforçaram a importância da conscientização diária sobre o racismo e a intolerância religiosa.

Flávio Lopes, servidor da Seinfra, reforçou o impacto do encontro. “O evento de hoje fortalece que tenhamos consciência de que o negro é importante todos os dias.” Já Clemilda Veloso, servidora e representante titular do PCRI, pontuou: “É um programa imenso que vem nos orientando, qualificando e reparando o racismo que existe diariamente.”

O secretário da Seinfra, Francisco Torreão, ressaltou a relevância da temática e o compromisso da administração pública. “Esse é um assunto tão importante que todas as secretarias, independentemente de sua natureza, têm ações em desenvolvimento e sempre se atualizando contra o racismo. Agradeço a todos por estarem aqui!”

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.