Neste sábado, dia 5 de outubro, a Fundação Hemoba recebe o Grupo Vocal Pentágono, pelo projeto “Cantando por Vidas”, fruto de uma parceria entre a instituição e o Instituto Baiano de Arte, Cultura e Humanidade (IBACH). A ação tem o propósito de promover a conscientização sobre a importância e a necessidade da doação voluntária de sangue. Sob a regência do Maestro Carlos Veiga Filho, a apresentação acontecerá das 11h30 às 12h30, na sede da Fundação, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador.
O Grupo Pentágono, que surgiu há mais de uma década com cinco integrantes e atualmente conta com dezoito membros, apresentará um repertório diversificado e emocionante. A história do grupo está ligada à sua formação original de cinco vozes, que originou o nome “Pentágono”, simbolizando as quatro vozes femininas e uma voz masculina. Ao longo de sua trajetória, o Pentágono tem participado de diversos eventos, desde casamentos, aniversários e missas até encontros de corais.
Na edição 2024 da campanha, já participaram o Coral Ecumênico da Bahia (sob a regência do Maestro Angelo Rafael); o Coral Ars Cantandi (Maestro Carlos Veiga Filho); e o Coral da Igreja Batista Nazareth (Maestro Jean Prado). As apresentações ocorrerão mensalmente no Hemocentro Coordenador, até o mês de dezembro, sempre aos sábados, com a presença de grupos corais da cidade de Salvador.
Roteiro do hemóvel
Para facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue, as unidades móveis de coleta (hemóvel) estão em locais de grandes fluxos de pessoas em Salvador e Região Metropolitana. Nos dias 05 e 07/10, o hemóvel estará no Salvador Shopping; em 05/10, no Shopping Bela Vista; e de 07 a 11/10, na Estação da Lapa, de 8h às 17h. Sempre com uma hora de intervalo para o almoço.
Onde doar
Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (Osid), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mÃnimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Informações da Agência Brasil
Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:
Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:
Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.