Notícia

Rochas baianas são destaque na maior feira mundial de pedras naturais na Itália

Rochas baianas são destaque na maior feira mundial de pedras naturais na Itália

 

As rochas baianas foram um dos grandes destaques da maior feira mundial dedicada à cadeia produtiva da pedra, desde a pedreira ao produto processado, das tecnologias e máquinas às ferramentas em Verona, na Itália. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) representou o Governo do Estado na Marmomac.Os quartzos e os quatzitos da Bahia estão expostos em muitos stands, a exemplo da rocha Azul Macaúbas, quartzito único no mundo, encontrado apenas na Bahia.  “É muito importante que a secretaria esteja na feira para que os técnicos conheçam o que se faz e como está se fazendo a sustentabilidade e, especialmente, a importância das rochas baianas no mercado externo. Você ver uma casa inteira feita com quartizito da Bahia, lotado de arquitetos encantados. Issó é extraordinário”, afirma Ana Cristina Magalhães, analista técnica e  economista mineral da SDE. 

Amanda Silva, coordenadora de Fomento à Mineração, Petróleo e Gás da SDE, esteve na feira pela primeira vez. “Fiquei muito impressionada com a modernidade das tecnologias para produção de blocos, desdobramentos, acabamentos e produtos acabados. É muito gratificante encontrar um pavilhão do Brasil, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com 32 empresas brasileiras, dentre elas algumas da Bahia. Atualmente a Marmomac é o principal polo internacional dos protagonistas do setor, uma plataforma insubstituível onde se realizam negócios e apresentam ferramentas voltadas para o desenvolvimento profissional, tornando-se um local privilegiado de inovação e formação”.

Mineração baiana

A mineração destaca-se como um dos mais importantes setores da economia baiana. Responsável por 3% de toda a riqueza produzida em um ano, no estado, o setor mineral também é um grande empregador com cerca de 16 mil empregos diretos. O estado é o terceiro maior produtor mineral do país, atrás apenas de Minas Gerais e Pará.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.