Notícia

Nova Constituinte chega a 724 casas reformadas pelo Morar Melhor

Nova Constituinte chega a 724 casas reformadas pelo Morar Melhor

A Prefeitura de Salvador entregou mais 200 casas reformadas pelo Morar Melhor em Nova Constituinte, juntamente com a Praça Péricles Teixeira, construída para o lazer dos moradores. Ao todo já foram reformadas 724 casas pelo programa no bairro. Em Salvador, já são mais de 52 mil. A reação de Carmecy dos Santos, de 44 anos, ao ver a casa reformada foi de muita alegria. Ela é faxineira e vive no imóvel há 18 anos com o esposo e três filhos. Com o programa, a casa teve o telhado trocado; as paredes ganharam outro aspecto com o reboco e a pintura nas cores verde e amarela; o quintal foi totalmente reformado com um melhor aproveitamento do espaço e instalação de uma lavanderia.

Além disso, foram trocadas as portas e janelas, o quarto ganhou uma janela nova e o banheiro foi totalmente modificado com revestimento e troca da pia e do vaso sanitário. Já a frente da casa, ganhou jardim e um novo visual. O prefeito ressaltou que quer voltar à região para seguir mudando a vida das pessoas. “O que mais me deixa feliz é ver o meu trabalho mudar de verdade a vida das pessoas, a exemplo da vida de Dona Carmecy, que me contou uma história emocionante. Ela tinha um filho chamado Mateus que, infelizmente, nos deixou, aos 26 anos. E quando ela morava em uma casa de tábua, lá em Ilhéus, sabe qual era o sonho dele? Dar uma casa de bloco a ela. E eu tenho certeza que Mateus está agora, junto com seu Péricles, feliz por estarmos aqui hoje, podendo, de um lado prestar uma homenagem a Seu Péricles, e do outro realizar o sonho dele, que era ver sua mãe feliz, chorando, mas de alegria”, lembrou.

“A minha casa estava bem velhinha, desorganizada, aí veio o Morar Melhor e organizou tudo. Eu sou muito grata à Prefeitura e estou muito feliz, porque vou continuar na minha casa com a ajuda de Deus. É uma ação maravilhosa para mudar as casas das pessoas e o meu desejo é que muitas pessoas humildes sejam alcançadas pelo programa, pois ele realmente existe. Para mim, é um sonho. Virou casa de boneca. E era um sonho também do meu filho, que não está aqui presente, mas está em meu coração”, disse.

Bruno Reis lembrou que Nova Constituinte recebeu uma série de intervenções nos últimos anos para melhoria da localidade. A região foi a primeira em Salvador a ser totalmente iluminada em LED, também já contou com a construção e reforma de escolas, unidade de saúde e pavimentação de ruas.

“Avançamos muito e ainda iremos avançar. Temos três obras importantes para a região: um viaduto que vai ligar a Estrada do Derba [BA-528] à Rua das Pedrinhas; um mergulhão próximo ao Hospital do Subúrbio para melhorar o tráfego de veículos e, em Fazenda Coutos, será construído um elevado, beneficiando tanto os motoristas que vão para Nova Brasília de Valéria como os que seguem para Paripe e São Tomé de Paripe”, frisou.

Praça – Próxima às residências reformadas pelo Morar Melhor, a pracinha conta com balanço, escorregadeira, cercado em eucalipto, grama sintética, mobiliários diversos e iluminação em LED. O equipamento foi batizado de Péricles Teixeira, em homenagem a um morador do bairro.

Balanço e critérios – O Morar Melhor já entregou mais de 52 mil casas em mais de 300 localidades. Por meio do programa, são realizados serviços, que vão desde pintura e reboco à troca de telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. As melhorias são escolhidas pela própria família moradora, e o investimento por residência pode chegar a até R$11 mil. Este ano, já foram beneficiados imóveis em Ilha Amarela, Lobato, São Gonçalo do Retiro, Pirajá, Mirantes de Periperi, Calafate (Fazenda Grande do Retiro), Parque Tercal (Campinas de Pirajá), Buraco da Gia (Brotas), Santa Mônica e Narandiba.

São selecionadas pelo programa localidades com maior precariedade nos imóveis e na infraestrutura, com base em dados do IBGE e na observação de campo; com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família e maior densidade habitacional. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.