Notícia

Novas tecnologias auxiliam no monitoramento meteorológico e na prevenção de ocorrências em Salvador

Novas tecnologias auxiliam no monitoramento meteorológico e na prevenção de ocorrências em Salvador

O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal) vem atuando no monitoramento meteorológico do município, utilizando ferramentas de última geração para garantir a segurança da população. Equipado com 69 pluviômetros automáticos, quatro estações hidrológicas, duas estações meteorológicas e 11 sistemas de alerta e alarme, o setor realiza prognósticos climáticos em regime de 24 horas, permitindo uma resposta rápida e eficaz a quaisquer eventos climáticos adversos. A principal função do Cemadec é identificar e monitorar as dez áreas mais afetadas por chuvas a cada 72 horas. Através de um sofisticado sistema de monitoramento, é possível determinar a origem, intensidade e a quantidade de chuva que atinge essas áreas.

Em questão de minutos, os registros são atualizados, permitindo que os agentes acompanhem as condições meteorológicas em tempo real e retrospectivamente, analisando dados das últimas seis, 12 e 24 horas, além de previsões para os próximos dias.

De acordo com o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, Salvador vem avançando bastante nos últimos anos, com uma nova estrutura de Defesa Civil e com o Plano Municipal de Redução de Riscos, com protocolos muito bem elaborados de mitigação, que afastam o risco das pessoas. A monitoria constante do clima e das previsões através do Cemadec conta com sensores e uma equipe composta pelos meteorologistas, estatísticos, engenheiros eletricistas e engenheiros civis.

“Temos uma renovação constante dos equipamentos de meteorologia com ampliação do parque ano a ano, e o Cemadec é, sem sombra de dúvidas, um dos mais avançados de todo o Brasil. Fazemos estudos climáticos constantes e damos suporte às prefeituras que nos procuram, auxiliando na tomada de decisões de outras cidades, também com ensinamentos, protocolos e know-how, para termos cidades mais preparadas para resposta e, sobretudo, prevenção”, disse o gestor.

Monitoramento – No mapa de monitoramento do Cemadec é possível visualizar a localização das 114 estações espalhadas por Salvador, incluindo estações pluviométricas, meteorológicas, hidrológicas e geotécnicas. Este sistema de monitoramento é essencial não apenas para a prevenção, mas também para a resposta imediata durante os eventos de chuva.

Embora a prevenção seja uma parte fundamental do trabalho do Cemadec, o foco principal é a resposta imediata durante períodos de chuva intensa. O centro decide sobre o acionamento de sirenes, informa sobre mudanças no nível da água e envia mensagens de texto para alertar a população sobre possíveis riscos. A comunicação eficiente é crucial, garantindo que as informações sobre as chuvas e possíveis perigos cheguem ao maior número possível de pessoas, contribuindo para a segurança e bem-estar da comunidade.

Prevenção – A Codesal atua em regime de plantão por 24 horas, monitora encostas e áreas alagáveis da cidade, mantém o Cemadec e também um Sistema de Alerta e Alarme em áreas de risco. O órgão ainda desenvolve ações nas comunidades, visando informar, conscientizar e mobilizar a população da cidade em geral, mas especialmente aquela residente nas áreas de risco. A orientação é que os moradores deixem as suas residências quando houver acionamento da sirene, nos bairros que contam com Sistema de Alerta e Alarme.

As solicitações podem ser feitas gratuitamente à Codesal por meio do telefone 199. A população também pode receber alertas por meio do celular. Para isso, é necessário enviar um SMS para o número 40199 e informar o número do CEP. Após esse procedimento, o cidadão passa a receber os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.