Em março, o volume de serviços na Bahia, na comparação com fevereiro, apresentou leve expansão de 0,1%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Nessa análise, cabe ressaltar que a Bahia manteve a tendência de crescimento iniciada em fevereiro (0,8%) e registrou a segunda taxa positiva (0,1%) consecutiva, acumulando ganho de 0,9%. Esse resultado é ratificado pelo aumento da confiança do consumidor, pela manutenção da queda na taxa de juros, pela ampliação da geração de emprego e renda, pela ampliação da expectativa empresarial do setor de serviços e pelo controle da inflação.
Na comparação com março de 2024, o leve crescimento de 0,1% foi superior à média nacional (-2,3%). Duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima no estado, com destaque para as atividades de Serviços prestados à s famÃlias (37,0%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços de informação e comunicação (2,9%). Por outro lado, as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-8,9%) e Outros serviços (-8,9%), apresentaram a mesma retração em termos relativos. E Serviços profissionais, administrativos e complementares recuou 0,4%.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, o setor avançou 0,6%. Duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados à s famÃlias (13,2%), seguida por Serviços de informação e comunicação (3,4%). Por outro lado, as atividades de Outros serviços (-6,4%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (-2,5%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,1%) retraÃram.
Na comparação com o acumulado dos últimos 12 meses ano, o setor expandiu 4,8%. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para a atividade de Serviços de informação e comunicação (12,8%) que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Serviços prestados à s famÃlias (8,8%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (5,9%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,2%). Em sentido oposto, as atividades de Outros serviços (-3,6%) contabilizou queda. Nessa comparação, a Bahia registrou variação superior à média nacional (1,4%).
Turismo na Bahia
Em março de 2024, o Ãndice de atividades turÃsticas no Brasil apontou expansão de 0,2% frente a fevereiro de 2024, após ter recuado nos dois meses anteriores, perÃodo em que acumulou uma perda de 1,9%. Em termos regionais, cinco dos 12 locais pesquisados acompanharam esse movimento de ampliação verificado na atividade turÃstica nacional. Nessa comparação, a Bahia (9,8%) apontou a primeira variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.
No volume das atividades turÃsticas, quando comparado com o mês de março do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 0,5%. Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (16,9%) apontou a primeira variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.
No volume das atividades turÃsticas, quando comparado com o primeiro trimestre de 2023, o Brasil apresentou expansão de 0,4%. Em termos regionais, seis dos 12 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia (7,3%) apontou a primeira variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.
O agregado especial de atividades turÃsticas no Brasil cresceu 4,4%, no acumulado dos últimos 12 meses ano, frente a igual perÃodo. Em termos regionais, oito dos doze locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa análise cabe destacar, que a Bahia (9,1%) apontou a terceira variação positiva mais expressiva e superior à média nacional.
Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:
Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:
Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.