Notícia

Prefeitura entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor na comunidade da Palestina

Prefeitura entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor na comunidade da Palestina

Mais 100 famílias da comunidade da Palestina tiveram suas vidas transformadas pelo programa Morar Melhor com a reforma de suas casas. A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis na noite desta sexta-feira (10), com a presença de autoridades municipais e de moradores da localidade. Esta é a segunda vez do programa na Palestina, totalizando mais de 300 imóveis requalificados pela Prefeitura na região. O Morar Melhor permite que os próprios moradores escolham quais serviços serão realizados, a exemplo de instalações sanitárias, pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado e de esquadrias (portas e janelas). 

“A casa é o que a gente considera que é um local sagrado, que é onde está a família, que é algo mais importante que nós temos. De todas essas intervenções que nós fizemos, melhorando os bairros, trazendo mais saúde, mais educação, precisava ter um programa que chegasse nas casas, e o Morar Melhor tem essa capacidade de mudar a vida da pessoa sem mudar de endereço, de mudar para melhor, de trazer qualidade de vida”, afirmou o prefeito. 

Bruno Reis destacou outras ações da Prefeitura na região, como a implantação da UPA de Valéria, de uma unidade de ensino, além de campos, praças, escadarias, nova pavimentação e iluminação em LED. Ele ainda anunciou que a comunidade da Palestina ganhará mais uma etapa do Morar Melhor, com a reforma de mais casas. 

Ele ressaltou ainda a implantação do Polo de Logística em Valéria, que vai impulsionar a geração de emprego e renda para toda a região. O prefeito contou que já há uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) em curso, com estudo já em andamento, para o setor de logística. “A empresa já entrou com esse pedido na Prefeitura, nós já autorizamos, já está sendo feito o estudo”, acrescentou o prefeito. 

Salvador, inclusive, lidera a geração de emprego no Norte e Nordeste e está entre os primeiros lugares também no país no primeiro trimestre de 2024. A capital baiana já acumula 17.979 novas vagas de emprego nos três primeiros meses do ano. Em relação o mesmo período de 2023, Salvador teve um aumento de mais de 300% em relação à criação de novos postos de trabalho. 

Vida nova – A família de Ademir de Araújo Batista e Lorraine Batista foi uma das beneficiadas pelo programa. Eles moram com os filhos Laryssa e Benjamin numa casa que tinha diversos problemas de infraestrutura. “A casa ficou ótima, agora é outro ambiente. Fez a reforma do banheiro, que era fora de casa e agora é dentro. Colocou portas nos quartos e trocou o telhado. Ficou uma mega casa”, comemorou Ademir, que mora na comunidade desde a infância. 

Ademir, inclusive, atua como ajudante de pedreiro em uma empresa que executa as obras do Morar Melhor. Lorraine também celebrou a reforma do imóvel. “Tinha infiltrações e agora não tem mais. A equipe está de parabéns, foi tudo feito de forma muito cuidadosa”, disse ela. 

O programa – Desde que iniciou suas atividades, em 2015, o Morar Melhor entregou mais de 50 mil unidades habitacionais reformadas em cerca de 300 localidades da capital baiana. Por meio do programa, são executados serviços que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.