Com o objetivo de minimizar os impactos da chuva em Salvador, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), da Prefeitua está disponibilizando equipes para apoiar a Defesa Civil (Codesal) durante esta Operação Chuva. O suporte ocorre tanto nas ações referentes à iluminação como também mitigando os riscos onde tenha ocorrido danos à rede elétrica por quedas de árvores, deslizamentos, pontos de alagamento e outros incidentes. Durante o perÃodo de vigência da operação, as equipes de manutenção da Dsip estarão em esquema de plantão 24 horas, sete dias por semana. Além disso, a diretoria manterá um serviço de ronda especÃfica para deslocamento e apoio imediato em áreas de risco. Também estarão disponÃveis ações de reforço de iluminação em áreas de risco, ou de socorro imediato para ocorrências da Codesal.
Projetores de iluminação e outros equipamentos estarão à disposição nos veÃculos da Dsip para uso em caso de necessidade, bem como a verificação de equipamentos da rede com risco de queda ou choque elétrico. Além disso, três equipes com 25 profissionais terão dedicação exclusiva à Operação Chuva, dispostas em locais estratégicos para facilitar o deslocamento em caso de ocorrência, visando melhorar o processo e dar mais celeridade ao atendimento de apoio à operação.
Os serviços de manutenção podem ser solicitados gratuitamente através do Fala Salvador 156. Além disso, a Dsip recebe solicitações emergenciais relativas a apagões em grande extensão, risco de choque, fiação exposta e postes caÃdos em via pública, por meio do WhatsApp (71) 99946-3923.
“Durante a operação chuva atuamos de forma ainda mais enérgica. Nossa rede também é afetada pelas ações climáticas. As chuvas intensas podem ocasionar apagões sistêmicos, gerar curto circuito e comprometimento dos equipamentos. Para manter a cidade acesa, intensificamos as rondas de manutenções diuturnas na capital. No entanto, a participação popular é muito importante na realização do nosso trabalho, por isso ampliamos os nossos canais de comunicação, de modo a atender de forma rápida às demandas emergenciais. Contamos com a população para nos ajudar a identificar e sanar os problemas”, diz Ângelo Magalhães, diretor de Iluminação de Salvador.
Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:
Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:
Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.