Notícia

Simulados da Defesa Civil são realizados em comunidades do Lobato e da Calçada

Simulados da Defesa Civil são realizados em comunidades do Lobato e da Calçada

Como preparativo para a Operação Chuva 2024, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, neste sábado (23), mais dois simulados de evacuação nas comunidades de Baixa do Cacau, em Lobato/São Caetano e Vila Sabiá (Calçada). A iniciativa teve como objetivo avaliar, em tempo real, o processo de remoção das pessoas das áreas consideradas de riscos e orientá-las a como se comportar em uma possível evacuação. As atividades tiveram início, de forma simultânea, às 9h, nas duas áreas, com o acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme. No decorrer do simulado, os participantes são mobilizados por equipes da Defesa Civil e encaminhados por rotas de fuga para abrigos previamente estabelecidos em unidades da rede municipal, respectivamente as Escolas Coração de Jesus e Pirajá da Silva.

Ao realizar o balanço do ciclo de simulados, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou que os simulados realizados contaram com a participação proativa das comunidades: “Ao findar as atividades, hoje, saímos com a sensação de dever cumprido e a certeza de que essas pessoas serão multiplicadoras de conhecimento e vão atuar preventivamente caso necessário”.

“Ao promover simulados, o objetivo da Codesal é preparar e conscientizar os moradores sobre formas de se evitar os acidentes. Nunca queremos que aconteça algo, mas, se, em algum momento acontecer, é necessário preservar o bem maior: a vida”, disse a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana.

Balanço – Desde o início do ano já foram realizados 14 simulados, respectivamente na Vila Picasso e Voluntários da Pátria (20 de janeiro); Irmã Dulce e Mangabeira (24 de fevereiro); Bom Juá, Calabetão e Mamede (2 de março); Moscou I e II e Creche (9 de março) e Mangueira/Olaria e Bosque Real (16 de março).

Participaram dos simulados profissionais da Defesa Civil de Salvador, das secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Educação (Smed). Colaboraram ainda voluntários de diferentes áreas, contribuindo para o bom desempenho da atividade.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.