Notícia

Salvador inicia aplicação da terceira dose em idosos a partir de 90 anos

Salvador inicia aplicação da terceira dose em idosos a partir de 90 anos

 

A partir de amanhã (30), Salvador iniciará as aplicações da terceira dose da vacina contra o coronavírus em idosos com idade a partir 90 anos. A novidade foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis durante coletiva de imprensa realizada no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, onde ocorre o evento-teste para avaliação da retomada do setor de entretenimento.

Conforme explicado pelo prefeito, a estratégia alcançará todas as pessoas da faixa etária igual ou superior a 90 anos que tomaram a segunda dose da vacina nos últimos seis meses. Essa aplicação adicional atende a uma recomendação das autoridades de saúde em função da queda no índice de proteção que os antígenos ofereciam inicialmente, mesmo esse público estando completamente vacinado.

Além disso, a iniciativa é apontada como necessária devido à variante Delta, que surgiu inicialmente na Índia, e vem provocando aumento de casos de covid-19 em todo o mundo.

Bruno Reis detalhou que mesmo os idosos que tomaram duas doses da Coronavac logo no início da campanha de vacinação, desta vez, receberão a terceira aplicação com imunizante fabricados por outros laboratórios - a medida não oferece riscos à saúde.

“Muitos idosos foram vacinados com a Coronavac e hoje foi aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a aplicação da terceira dose de Oxford e Pfizer nesse público, que já tem mais de seis meses que tomou a vacina”, assegurou.

O prefeito reforçou que a capital baiana prosseguirá com a vacinação dos adolescentes com idade a partir de 17 anos neste sábado (28) e que o município manterá a estratégia de antecipação da segunda dose.  Dessa forma, ainda amanhã, poderão tomar a dose de reforço quem tem no cartão de vacinação data de retorno para tomar a segunda dose de Oxford e Pfizer (até 5 de setembro) e Coronavac (até o dia 29 de agosto).

O chefe do Executivo municipal divulgou, ainda, o balanço de vacinados contra a Covid-19 na capital. Atualmente, 95% da população adulta da cidade está vacinada com a primeira dose e 43% está totalmente vacinada.

No entanto, o número de pessoas aptas para a imunização e que sequer foram iniciar o esquema vacinal ainda preocupa: 98 mil cidadãos acima de 18 anos ainda não compareceram a um dos pontos fixos ou drive-thrus montados para a estratégia.

“Aproveito a oportunidade para fazer mais um apelo para que essas pessoas possam ir se vacinar. Da mesma forma as pessoas que estão com a segunda dose vencida”, salientou o prefeito.

Acesso controlado – Devido aos recentes episódios de aglomerações que ocorreram na praia do Porto da Barra nos últimos dias, a partir deste final a Prefeitura adotará medidas para controlar o acesso do banhista nesse espaço. O objetivo é ordenar o fluxo de pessoas no local, a fim de coibir a contaminação do coronavírus neste período de pandemia.

“Tanto amanhã (28) quanto no domingo (29) iremos controlar o acesso à praia do Porto da Barra e, com toda nossa equipe atuando lá, para evitar aglomeração. Só poderá ter acesso à praia até o limite de ocupação de no máximo 80% da faixa de areia”, ressaltou Bruno Reis.

Avaliação - O evento-teste que acontece na noite desta sexta (27) no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, servirá para nortear a Prefeitura sobre os protocolos que deverão ser adotados para a retomada das atividades de shows e entretenimento, um dos mais afetados pela crise sanitária do coronavírus.

“Esse evento é promovido por associações da área de entretenimento da nossa cidade com objetivo de validar protocolos para, quando for possível, assim que tenhamos a segurança necessária, retomar os eventos, festas shows em Salvador”, disse o prefeito.Ele lembrou que a expectativa era que o evento-teste fosse realizado no final de julho mas, diante da possibilidade da chegada variante Delta na cidade, a programação teve de ser adiada para o final deste mês.

Os números epidemiológicos, reforçou o gestor municipal, têm dado segurança para discutir a retomada do setor cultural e  de entretenimento, responsável pela realização de eventos, shows e festas. Este é um dos poucos segmentos que ainda segue com atividades suspensas desde o início da pandemia. “Neste mês chegamos a 26% de ocupação dos leitos de UTI. Se considerarmos a quantidade de leitos que tinhamos em maio, Prefeitura e governo do estado, éramos para estar com 13% de ocupação - o número mais baixo de todo o período da pandemia. Além disso, os números de óbitos, casos ativos e fator RT nunca estiveram tão baixos como agora, fora que nós conseguimos avançar muito na vacinação”, avaliou o chefe do Executivo municipal.

Ele enfatizou, ainda, o quanto o setor entretenimento é importante para a economia soteropolitana na geração de emprego e renda e que sempre a estratégia de promoção da cidade foi pautada nos grandes eventos.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.