Notícia

Codecon realiza live para orientação sobre  consumo nesta quinta (06)

Codecon realiza live para orientação sobre consumo nesta quinta (06)

 

Para auxiliar os consumidores sobre o funcionamento do atendimento ao público no Setor de Apoio Técnico e Jurídico, a Diretoria de Defesa do Consumidor (Codecon) vai realizar a Live do Consumidor, nesta quinta-feira (0), às 19h, na página do órgão no Instagram (@codecon_consumidor). Na ocasião, serão esclarecidas questões como as principais demandas do consumidor e as documentações necessárias para a abertura de uma reclamação.

O encontro virtual será mediado pelo chefe do Setor de Educação e Divulgação da Codecon, Antônio Carlos Lima. O convidado será o advogado integrante do Setor de Apoio Técnico e Jurídico do órgão, Luiz Henrique Reis, que vai orientar os participantes sobre as compras do Dia das Mães, data celebrada no próximo domingo (09).

Na ocasião, serão esclarecidas dúvidas sobre os direitos e condições e sobre as principais demandas dos consumidores: juros abusivos, empréstimos, cartão de crédito e telefonia, entre outras questões. “Por exemplo, em função das dificuldades financeiras, muitas pessoas estão trabalhando na produção de presentes. Estas pessoas, tecnicamente, não são consideradas fornecedores. Com isso, é comum que as pessoas encontrem dificuldade em relação a problemas como o tempo de entrega e qualidade do produto. Então, vamos orientá-los a comprar de forma segura, para diminuir a probabilidade de problemas”, esclarece Reis.

Para Lima, além de aproximar a Codecon do consumidor, o encontro virtual possibilita que mais cidadãos tenham acesso à informação. “As lives têm dado a oportunidade de ajudar os consumidores, principalmente nesse momento pandêmico que estamos vivendo”, avaliou.

Reclamações Â– Os consumidores que desejem fazer alguma reclamação com relação ao tempo de entrega do produto ou ainda sobre possíveis defeitos na mercadoria devem enviar e-mail no endereço eletrônico codeconchile@gmail.com.br, descrevendo o problema e disponibilizando todas as informações e imagens com relação à queixa.

                                   

 

                                   

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.