A Prefeitura de Salvador dá o primeiro passo em um processo de revisão do seu Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PMAMC), incorporando dados atualizados de emissões e instituindo novos decretos que fortalecem a governança e financiamento da agenda ambiental da cidade.
Durante evento realizado pela municipalidade, foi anunciado que o novo plano incorporará informações do 3.º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e estará alinhado ao “Climate Action Planning Framework”, do C40 Cities. Também foi regulamentado o Fundo Municipal de Recursos para o Meio Ambiente (FMMA), com novas regras de gestão para apoiar ações de mitigação, adaptação, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas.
Entre as iniciativas, há a criação de um Grupo de Trabalho Intersetorial de Soluções Baseadas na Natureza (GT-SbN), que vai coordenar intervenções em drenagem urbana, recuperação de áreas e combate às ilhas de calor, além de uma parceria com a Google LLC e a Aurassure Brasil para implantação do projeto “Google Air View+”, que monitorará a qualidade do ar em tempo real e subsidiará políticas públicas.
Fonte: Secom PMS



