Nesta quarta (23) e quinta-feira (24), o Circuito Mulheres Negras em Movimento, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Bahia (OAB/BA), realizará plantão de assessoria jurídica gratuita exclusiva para mulheres negras, na sede da entidade, na Praça da Piedade, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com atendimentos por ordem de chegada.
A ação oferece orientações jurídicas nas áreas de Direito Civil, de Família e do Consumidor, incluindo esclarecimentos sobre como iniciar processos, responder intimações ou realizar pedidos judiciais. Também serão realizados encaminhamentos para serviços especializados, a rede de proteção à mulher e órgãos de combate ao racismo.
Segundo a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, a iniciativa busca romper barreiras de acesso a serviços jurídicos:
“A gente sabe que muitas mulheres não têm acesso a advogados ou consultorias jurídicas de forma fácil e democratizada. Muitas são mães solo e vivem rotinas sobrecarregadas. Por isso, estamos promovendo essa ação, que garante um atendimento acolhedor e qualificado, com foco nas demandas específicas das mulheres negras de Salvador.”
Os atendimentos são realizados exclusivamente por advogadas negras, reforçando o compromisso com uma escuta sensível às vivências e realidades desse grupo. A iniciativa integra o Circuito Mulheres Negras em Movimento e faz parte do calendário da IV edição do Julho das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas da OAB Bahia.
A ação é promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) em parceria com a OAB-BA, dentro da programação do projeto Salvador Capital Afro.
Informações da Prefeitura de Salvador