A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) firmou um memorando de entendimento com a Casa do Brasil, em Paris (Maison du Brésil); e a Embaixada da França, no Brasil para apoiar o programa Guatá – que oferece bolsas de estudos a doutorandos indígenas brasileiros na França.
A parceria garante aos estudantes selecionados a possibilidade de alojamento na residência universitária da Maison du Brésil, em Paris. Além disso, a CAPES irá colaborar com ações de apoio acadêmico e institucional, articulando a integração dos bolsistas com universidades brasileiras e francesas.
A iniciativa fortalece a cooperação acadêmica, científica e cultural entre os dois países, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade. O programa Guatá — palavra que significa “caminhar” em guarani — foi criado com o objetivo de reconhecer e incentivar o saber dos povos indígenas por meio da educação. Atualmente, reúne a participação de dez universidades brasileiras e cinco instituições francesas.
Informações do Gov.br