Oito casos da nova variante da Covid-19, chamada XFG, foram confirmados no Brasil, sendo seis no Ceará e dois em São Paulo, segundo o Ministério da Saúde. A cepa já circula em pelo menos 38 países, mas até o momento não há registros de mortes associadas a ela.
Sintomas mais comuns
Os sintomas da Covid-19 têm se transformado desde o início da pandemia. Atualmente, os sinais mais frequentes se assemelham aos de uma gripe: coriza, tosse, dor de cabeça e dor de garganta. Diferente da gripe, a febre tem se mostrado rara em casos leves da doença.
Pessoas infectadas por variantes derivadas da JN.1 — grupo ao qual a XFG está relacionada — também relatam sintomas como insônia e uma sensação persistente de preocupação ou ansiedade.
Situação internacional
A variante XFG tem se espalhado rapidamente em algumas regiões. No Sudeste Asiático, já representa a maioria dos casos. Nas Américas, a presença da cepa saltou de 7,8% para 26,5% em poucas semanas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar do crescimento, a OMS classifica o risco global da nova linhagem como baixo.
Vacinação segue essencial
O Ministério da Saúde afirma que segue monitorando continuamente o surgimento e a circulação de novas variantes no país por meio de sequenciamentos genômicos. A pasta reforça que a vacinação continua sendo a principal forma de proteção contra casos graves e mortes.
A vacina contra a Covid-19 faz parte do calendário nacional de imunização para grupos prioritários, como crianças, gestantes e idosos, e continua sendo distribuída regularmente em todo o país.
Informações do Metrópoles