O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou ontem (2) a Aldeia Vista Alegre de Capixauã, situada na Reserva Extrativista Tapajós‑Arapiuns, na região de Santarém, no Pará, e prometeu levar energia elétrica à comunidade indígena.
Ele relatou surpresa ao descobrir que a comunidade ainda não tinha um fornecimento regular de energia elétrica, dizendo: “Uma coisa que eu estranhei. Eu pensei que tinha energia, porque eu estou vendo uma luz acesa aqui, e eu vi que todo mundo se queixou de energia”.
A demanda apresentada pela liderança local, a cacique Irenilce Kumaruara, era de rede elétrica para 4.338 famílias, numa população de mais de 13 mil indígenas.
Lula reforçou o compromisso dizendo que “hoje a energia é a coisa mais fácil para a gente fazer, porque a gente pode fazer placa solar, a gente pode preservar o ambiente, pode trazer energia para vocês, e eu prometo para vocês que vocês vão ter energia aqui na comunidade de vocês”.
Ele também anunciou a criação de uma Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) sob gestão indígena, e uma nova universidade indígena com sede em Brasília, com extensões nos estados, para oferecer cursos mais próximos das comunidades.
Fonte: Agência Brasil



