O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Roma ontem (12) para uma série de compromissos voltados à segurança alimentar e ao combate à pobreza. A agenda começa nesta segunda-feira (13) com a abertura do Fórum Mundial da Alimentação, organizado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Lula foi convidado pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, após o Brasil ter deixado o Mapa da Fome, e participará como um dos principais oradores do evento. Durante a viagem, o presidente também terá um encontro com o papa Leão XIV, no Vaticano — o primeiro desde a eleição do pontífice em maio deste ano.
Além das atividades na FAO, Lula participará da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, criada durante a presidência brasileira do G20. O grupo vai avaliar os avanços da iniciativa lançada em 2024 para fortalecer políticas de erradicação da fome e redução das desigualdades. O retorno da comitiva ao Brasil está previsto ainda para esta segunda-feira.
Fonte: Agência Brasil