A capital baiana pode ganhar um salto significativo na mobilidade urbana nos próximos anos. Um estudo do Ministério das Cidades, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), projeta a ampliação da rede de transporte público coletivo na capital baiana dos atuais 64 km para 171 km de extensão. Com isso, a estimativa é que o número de passageiros diários mais que dobre, passando de cerca de 648 mil para 1,35 milhão.
A proposta prevê a ampliação em diferentes modais: três quilômetros a mais na malha de metrô, 97 km em sistemas como BRT ou VLT, além de sete quilômetros de corredores exclusivos para ônibus. O objetivo é melhorar o acesso da população a sistemas de transporte coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC).
Entre os projetos já em desenvolvimento na cidade está a nova linha do BRT (linha 6), que ligará a Estação da Lapa ao Aeroporto, passando pela Orla. O trajeto de cerca de 30 quilômetros incluirá vias como Vasco da Gama, Orla Atlântica, Dorival Caymmi e São Cristóvão. Outro projeto é o do VLT, com aproximadamente 36 quilômetros de extensão e 34 paradas previstas.
A expectativa é de que o percentual de moradores que vivem a até um quilômetro de corredores de transporte público de maior capacidade suba de 36,3% para 52,2%, ampliando o acesso e a integração da cidade.
A iniciativa faz parte de uma análise nacional que avaliou mais de 400 projetos de mobilidade urbana em 21 regiões metropolitanas do Brasil. Quase 200 deles, incluindo os de Salvador, foram considerados viáveis para implementação a médio e longo prazo. As próximas etapas do estudo incluirão estimativas de investimento, custos, receitas e benefícios, para orientar a priorização dos investimentos.
“Estamos fortalecendo o planejamento urbano com base em dados concretos, que nos permitem identificar prioridades e orientar ações de médio e longo prazo. Nosso foco, com a mobilidade urbana, é tornar o transporte coletivo mais eficiente, dinâmico e sustentável, assegurando qualidade de vida à população”, afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho.
Informações do Correio*