O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, projeto estruturante para a mobilidade urbana da capital baiana, já previa a passagem pelo entorno da Base Naval de Aratu, e essa conexão foi reforçada como ponto de destaque pelo superintendente da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), engenheiro Saulo Pontes.
Segundo Pontes, a presença do VLT na região da Base Naval representa não apenas a ampliação da oferta de transporte público de qualidade, mas também a valorização de uma área com histórico de abandono e problemas estruturais.
Ele ressaltou que o trajeto retoma uma ligação viária implantada na década de 1960, pelo antigo Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia (Derba), que há décadas carecia de manutenção adequada.
“Fizeram a pergunta da BA-526, a BA-528, que é conhecida como Estrada do DERBA, uma rodovia que foi construída, chamada de Derba, porque o parque industrial do Derba ficava ali na Valéria e fizemos a ligação, na época, para a Base Naval e virou uma rua, uma ocupação desordenada. E toda aquela água que desce ali dos morros vem para essa via e vira como se fosse um canal e não tem asfalto que aguente. Você precisa melhorar a capacidade dela”, explicou Pontes.
Segundo ele, a via em questão esteve sob responsabilidade da concessionária Via Bahia até recentemente, quando o estado retomou o controle da área e passou a realizar intervenções emergenciais para garantir a trafegabilidade no local.
Entre a Vila Naval e a Base Naval de Aratu, o VLT utilizará trechos viários já existentes que estiveram sob a jurisdição de diferentes órgãos.
Serão 9 km entre a BA-528 e a entrada da Vila Naval, atualmente sob responsabilidade do Estado da Bahia; 4,3 km entre a Vila Naval e a Base Naval, que anteriormente estavam sob gestão da Via Bahia; e aproximadamente 10 km até a BA-324 (BA-506), também gerenciados anteriormente pela concessionária.
O VLT terá aproximadamente 37 km de extensão, com 34 paradas, além da Estação Calçada, sendo dividido em três trechos. O modal será totalmente integrado ao metrô de Salvador em dois pontos: Águas Claras e Bairro da Paz.
Trechos previstos:
Ilha de São João – Calçada: 16,66 km
Paripe – Águas Claras: 9,20 km
Águas Claras – Piatã: 10,52 km
Paradas e estações:
Trecho 1: Ilha de São João – Calçada (17 paradas e 1 estação)
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Ilha de São João
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Olindina
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Paripe
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Coutos
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Setúbal
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Periperi
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Praia Grande
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Escada
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Itacaranha
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São Braz
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Plataforma
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São João
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União
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Lobato
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Viaduto da Suburbana
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Santa Luzia
Trecho 2: Paripe – Águas Claras (8 paradas e 1 estacionamento)
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São Luiz
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Base Naval
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Via Bronze
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Moema
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Valença
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Hospital do Subúrbio
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Valéria
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Águas Claras
Trecho 3: Águas Claras – Piatã (9 paradas)
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Cajazeiras
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Alphaville
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Bairro da Paz
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Solaris
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Senai
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Piatã
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Orla
Informações do A Tarde