A última composição dos trens que vão integrar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador já está em fase final de preparação. Os sete vagões foram encaminhados para a unidade da fabricante CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), em Hortolândia (SP), onde passam por reparos e adequações técnicas antes do envio à capital baiana.
O transporte dos trens até Salvador será feito por carretas e está previsto para durar cerca de quatro dias. A operação terá um custo estimado de R$ 11 milhões, com os custos sendo arcados pelo governo estadual.
Ao todo, 40 composições, cada uma com sete vagões, foram adquiridas pelo governo da Bahia junto ao estado do Mato Grosso. Os trens passaram por restabelecimento técnico-operacional e por ajustes específicos para atender às exigências do projeto do VLT que vai atender Salvador e Região Metropolitana.
O modelo dos trens é o URBOS 100, considerado um dos mais modernos do mercado por sua durabilidade, conforto e eficiência. Cada composição possui duas cabines e capacidade para transportar até 400 passageiros.
As primeiras unidades devem começar a chegar em Salvador ainda este ano, com previsão de início dos testes no começo de 2026.
Obras em andamento
Com extensão prevista de 40 km e 40 paradas, o VLT substituirá o antigo trem do subúrbio e deve ligar a Ilha de São João ao centro da cidade, passando pela orla e outras regiões importantes da capital. O primeiro trecho, entre a Calçada e a Ilha de São João, tem entrega prevista para o primeiro semestre de 2026.
Informações do A Tarde