Créditos: Betto Jr. / Secom PMS
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, vistoriou no fim de semana, as obras do viaduto direcional localizado em frente ao Shopping da Bahia. Com 86% dos serviços concluídos, a estrutura tem como objetivo melhorar a mobilidade em uma das regiões de maior fluxo de veículos da capital baiana, permitindo que motoristas vindos da Avenida ACM, na região do BRT Hiper, sigam diretamente em direção ao Acesso Norte, sem precisar passar pela Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), especialmente pelo Viaduto dos Rodoviários.
A intervenção, que faz parte do projeto da Nova Avenida Tancredo Neves, representa um investimento de R$ 50,7 milhões, com recursos da Prefeitura e financiamento da Caixa Econômica Federal. O programa inclui uma série de obras viárias que já resultaram na duplicação da ponte sobre o Rio Camarajipe, no pontilhão da Rua Marcos Freire, no Complexo Viário Tatti Moreno, no Viaduto Duda Mendonça e nas intervenções do BRT de Salvador.
Bruno Reis destacou a relevância da obra para o tráfego da cidade. “Estamos falando do novo centro comercial de Salvador. Por aqui passam sete de cada dez ônibus que circulam na cidade. Cerca de 30% dos veículos da capital trafegam por essa região diariamente. Todos sabem como era antes: extremamente engarrafada. Já melhoramos muito e, com esta obra, teremos um avanço ainda mais substancial”, afirmou.
O prefeito também explicou os benefícios diretos para quem circula pela área. “Hoje há uma confluência em frente ao Shopping da Bahia, de quem vem da Av. Bonocô e de quem sai do Parque da Cidade, em direção ao Acesso Norte, Paralela ou Tancredo Neves. Com essa obra, esse gargalo será resolvido. Não é uma obra simples, é complexa, mas o trabalho não para”, completou.
De acordo com Orlando Castro, chefe da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a visita marcou o início de uma nova etapa do projeto. “Concluímos a fase de estrutura de concreto e iniciamos a montagem da estrutura metálica. A previsão é de que a obra seja finalizada em janeiro de 2026. Esse é um marco estratégico, pois agora entramos oficialmente na nova fase do cronograma”, afirmou.
As colunas de concreto já estão prontas, e as próximas etapas incluem o içamento das vigas metálicas, a montagem e concretagem das lajes, além da iluminação, pavimentação, instalação de guarda-corpos e sinalização vertical.
Para Luiz Carlos de Souza, titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a obra terá impacto direto na qualidade de vida da população. “Essa intervenção vai desafogar o trânsito e permitir que as pessoas passem menos tempo no deslocamento e mais tempo com suas famílias. Além disso, com menos engarrafamentos, reduziremos também as emissões de CO₂”, destacou.