A vacinação contra a meningite tipo ACWY tem mobilizado um número crescente de adolescentes em Salvador. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca que o público entre 13 e 19 anos tem sido o mais presente nas salas de vacinação da rede municipal.
A vacina meningocócica ACWY protege contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis e é fundamental para prevenir formas graves da doença, como meningite e infecções generalizadas.
A estratégia de intensificação busca ampliar a cobertura vacinal e proteger especialmente os jovens, que estão entre os grupos mais vulneráveis. A imunização segue disponível nos postos de saúde da capital baiana.
Saiba o que é a meningite
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Essa inflamação pode ser causada por diferentes agentes, sendo mais comumente por vírus ou bactérias, mas também pode ser causada por fungos, parasitas ou outras condições, como traumas.
A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.
Informações do A Tarde