Crédito: Kittisak Kaewchalun/iStock
O Ministério da Saúde acompanha os casos de intoxicação por metanol registrados em São Paulo e orienta que todas as unidades de saúde, especialmente da rede de urgência e emergência, sigam o protocolo de notificação para suspeitas de intoxicação exógena.
Em reunião extraordinária do Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido (SAR) do Governo Federal, realizada na última segunda-feira (29), foi confirmado o décimo caso relacionado ao consumo de bebida alcoólica no estado. Até o fim do dia, três mortes já haviam sido registradas. O encontro foi coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em nota, a pasta informou que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitirá alerta aos Procons de todo o país, com orientações a fornecedores e consumidores sobre segurança na comercialização e no consumo de bebidas alcoólicas. O Ministério da Agricultura e Pecuária também está reunindo informações para avaliar possíveis ações de fiscalização.
Segundo o comunicado, os casos apresentam um padrão inédito, diferente dos anteriormente registrados, que estavam majoritariamente associados a pessoas em extrema vulnerabilidade ou em situação de rua, a partir da ingestão de álcool adulterado em postos de gasolina. Desta vez, os pacientes relataram ingestão de bebidas dest