O setor de turismo na Bahia apresentou crescimento expressivo no primeiro trimestre deste ano, com aumento de 8,9% no volume de atividades, resultado superior à média nacional, que ficou em 5,4%. O desempenho colocou o estado na quinta posição entre as unidades federativas com maior avanço no período, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
O fluxo de passageiros nos principais aeroportos baianos (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) também cresceu, registrando alta de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Destaque para os aeroportos de Porto Seguro (8,6%) e Salvador (6,4%), que puxaram a expansão. No total, cerca de 2,9 milhões de pessoas circularam pelos aeroportos da Bahia no trimestre.
Nas rodovias, o movimento também foi intenso: mais de 20 milhões de veículos passaram por pedágios no estado, representando um aumento de 3,5%. O crescimento foi registrado pelas três concessionárias que administram as estradas baianas, com acréscimo de mais de 692 mil veículos em comparação ao mesmo período do ano passado.
A rede hoteleira também teve desempenho positivo. A taxa média de ocupação em Salvador chegou a 70,3%, uma das melhores já registradas no primeiro trimestre desde o início da série histórica. Esse número representa um crescimento de 1,3 ponto percentual em relação ao ano anterior.
No campo econômico, a Bahia arrecadou mais de R$ 1,5 bilhão em ICMS relacionado às atividades turísticas no período, com crescimento nominal de 20,5%, impulsionado por quase 72% dos segmentos analisados.
O bom desempenho foi favorecido pelo Carnaval em Salvador, festas populares em diversas cidades do interior e a temporada de cruzeiros marítimos, que atraíram milhares de visitantes à capital baiana.
A expectativa para o segundo trimestre é ainda mais otimista, com a chegada dos festejos juninos e outros grandes eventos. Especialistas projetam aceleração no setor de Serviços, com base em análises da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Informações do ba.gov.br