O projeto do Trem Intercidades está em fase de avanço e pode revolucionar a mobilidade e o desenvolvimento econômico da Bahia. Idealizado pela TIC Bahia, o plano conecta Salvador e Feira de Santana por meio de uma ferrovia moderna, com trens elétricos de alta velocidade e sistema de transporte misto (passageiros e cargas).
Investimentos e impacto econômico
Com investimento previsto de cerca de R$ 6,8 bilhões, o trem deve gerar mais de 10 mil empregos diretos e cerca de 50 mil indiretos, impactando positivamente toda a cadeia produtiva regiona
Estimativas apontam para uma movimentação anual de 23 milhões de passageiros e retorno superior a R$ 60 bilhões às regiões atendidas.
Trajeto e tempo de viagem
A ferrovia terá aproximadamente 98 km, com velocidade operacional de mais de 160 km/h, e o percurso “express” será concluído em cerca de 35 minutos
O trajeto inclui paradas nas seguintes cidades: Águas Claras, Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro, Conceição do Jacuípe e duas estações em Feira de Santana – Noide Cerqueira e Rodoferroviária Contorno.
Tecnologia e sustentabilidade
O traçado utiliza bitola larga (1.600 mm), eletrificação de 25 kV e sistema de controle padrão europeu ETCS Nível 2, garantindo segurança, eficiência energética e interoperabilidade com outras malhas ferroviárias regionais
Aprovação regulatória e próximos passos
A ANTT homologou oficialmente a TIC Bahia como empresa autorizada a executar o projeto, após aprovação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)
Em paralelo, está em andamento uma avaliação complementar conduzida pelo Governo Federal, com foco no licenciamento ambiental, estruturação financeira e engenharia detalhada
Integração e futuro da infraestrutura
Ao conectar os principais polos urbanos da Bahia, o Trem Intercidades atende a uma demanda reprimida por transporte eficiente e integrado. Além de desafogar rodovias como a BR‑324, o sistema se insere em uma rede logística mais ampla prevista pelo Estado, com potencial de integração à FIOL, à Transnordestina e outros ramais regionais
Informações do Tribuna da Bahia