Imagem: REUTERS/Jorge Silva
A Toyota anunciou a suspensão da produção em suas fábricas no Brasil após uma forte tempestade, ocorrida na última segunda-feira (22), causar danos significativos à unidade de Porto Feliz (SP), responsável pela fabricação de motores.
Com a paralisação da planta, as unidades de Sorocaba e Indaiatuba, também no estado de São Paulo e que dependem do fornecimento de Porto Feliz, interromperam as atividades.
Segundo a montadora, a retomada da fábrica de motores pode levar meses. Para minimizar os impactos, a empresa busca alternativas de fornecimento em outras unidades da Toyota no exterior, a fim de reativar a produção de veículos no país.
Negociação com trabalhadores
A companhia informou que está em tratativas com os funcionários e propôs a suspensão temporária dos contratos de trabalho (layoff). Nesse regime, o trabalhador mantém o vínculo empregatício, mas fica sem atividades e sem receber o salário integral.
Os empregados da fábrica de Sorocaba vão deliberar sobre a proposta em assembleia virtual organizada pelo sindicato da categoria, que ocorre entre os dias 26 e 28 deste mês.
Em nota, o sindicato afirmou que a Toyota se comprometeu a manter todos os postos de trabalho em Porto Feliz, garantindo também os benefícios já conquistados em acordos anteriores.