Gestores do Procon da Coelba se reuniram para pensar estratégias que qualifiquem o atendimento à população em períodos de chuvas intensas como as ocorridas nas últimas semanas, na Bahia. Em reunião, foram discutidas medidas preventivas e de contenção de problemas gerados por eventos meteorológicos na capital, na Região Metropolitana e, principalmente, a região Sul do estado.
A gestora da Companhia de Energia apresentou o Plano de Contingência para chuvas já em execução na empresa, destacando a necessidade de comunicação com os consumidores para garantir atendimentos cada vez mais eficientes. “Buscamos nos comunicar com os clientes e os entes públicos de modo proativo, nas redes sociais e em vários veículos, com divulgação na imprensa sobre os eventos”, assinalou a gestora.
De acordo com o superintendente do Procon-Ba, Tiago Venâncio, o diálogo com a Coelba em períodos de fortes eventos meteorológicos é importante para reforçar o compromisso com a defesa dos direitos dos consumidores e para o conhecimento do modo de atuação da Companhia. “É imprescindível assegurar a continuidade dos serviços de energia elétrica mesmo em condições adversas. Daí a importância de alinharmos as relações entre as duas instituições”, afirmou Venâncio. Também presente, estava o secretário da pasta de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas – da qual o Procon é órgão integrante.
Medidas
Com relação ao Sul do estado, uma das regiões mais prejudicadas pelos temporais recentes, Maria Monteiro explicou que a Companhia buscou fortalecer o diálogo com a comunidade. “Em casos de alagamentos, no Sul, buscamos informar que precisava desligar a energia; se era uma ponte que caía, interagíamos com a Defesa Social do município etc”, informou a gestora, explicando que em 2024, foram feitos investimentos robustos na ampliação da subestação em Trancoso. “As ações mostram, a cada ano, o compromisso da empresa com os consumidores”, assegurou.
Monteiro afirmou também, que o objetivo é atuar sempre em convergência com o Procon para atender melhor o cliente e evitar sua ida ao órgão de defesa do consumidor, antes mesmo de colocar o seu problema para a Coelba. “Temos um Call Center focado nas demandas do Procon, uma linha direta, com uma pessoa nossa atendendo, para nos anteciparmos às demandas que poderiam ser direcionadas ao Procon”, disse.
Investimentos – A gestora apresentou dados que apontam o compromisso firmado pela Neoenergia Coelba de investir R$ 13 bilhões nos próximos quatro anos. Conforme a planilha apresentada, em 2024, os investimentos contabilizaram a instalação de mais de 160 mil postes, mais de 11 mil quilômetros de rede e mais de 210 mil novas ligações. Nos planos de obras de alta tensão, para 2026/2027, estão projetadas mais 13 novas subestações: 22 com potência ampliada; e mais de 708 quilômetros de alta tensão.
Fonte: Ascom/SJDH