O setor aéreo registrou o maior número de passageiros transportados em um mês: um total de 11,6 milhões, somando os mercados doméstico e internacional. A movimentação é a maior desde o início da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As estatísticas de transporte aéreo no Brasil são do relatório mensal de demanda e oferta da Anac, que reúne dados das empresas brasileiras e estrangeiras de transporte de passageiros, carga e mala postal.
Transporte doméstico
Os voos domésticos, que ocorrem dentro do país, transportaram 9 milhões de passageiros, registrando crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior. A demanda por assentos, medida pela multiplicação de passageiros pagantes por quilômetros percorridos, aumentou 8,2%, enquanto a oferta doméstica, calculada a partir de assentos disponíveis por quilômetros voados, cresceu 6,2%.
Transporte internacional
No setor internacional, foram transportados 2,6 milhões de passageiros, também com crescimento significativo. A demanda e a oferta de voos internacionais registraram alta de 12,2%.
Outro levantamento confirma o fortalecimento do Brasil como destino turístico. Segundo a Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo), o país alcançou a quinta posição entre os destinos das Américas que mais recebem visitantes estrangeiros, superando a Argentina e ficando atrás apenas de Estados Unidos, México, Canadá e República Dominicana.
Movimentação de cargas
Na movimentação doméstica de cargas, o setor alcançou 39,1 mil toneladas, representando queda em relação ao período anterior. Já no transporte internacional, foram registradas 76 mil toneladas, com leve crescimento. No total, foram processadas 115,1 mil toneladas.
Informações da Agência Brasil