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Novo canal de atendimento via WhatsApp facilita o contato entre cidadãos e a Sefaz-BA, permitindo esclarecer dúvidas sobre tributos como ICMS, IPVA e ITD, além de receber avisos e orientações diretamente pelo aplicativo
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A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) lançou um novo canal de atendimento ao público por WhatsApp, usando o número (71) 3115-5005, que permitirá ao cidadão esclarecer dúvidas sobre serviços fiscais e também receber comunicados importantes.
Por meio desse canal, é possível obter informações sobre emissão de Nota Fiscal Avulsa (NFA), Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e temas relacionados ao ICMS, IPVA e ITD. O atendimento é realizado pela assistente virtual “Eli”, que orienta o usuário sobre os procedimentos necessários.
Além de responder consultas, o WhatsApp será usado para enviar aos contribuintes cadastrados alertas sobre pendências, atualizações cadastrais e outras comunicações oficiais. Félix Mascarenhas, superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária da Sefaz-BA, destacou que é importante salvar o número nos contatos para reconhecer o canal como legítimo.
O novo serviço integra o esforço da Sefaz-BA em ampliar a digitalização e facilitar o acesso da população aos seus serviços. Atualmente, a secretaria oferece cerca de 190 serviços online, além do atendimento por videoconferência através do Balcão Virtual, que realiza em média 600 atendimentos por dia, com duração aproximada de 6 a 7 minutos.
O Balcão Virtual funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, exceto feriados, utilizando o Microsoft Teams. Outros canais tradicionais, como o Fale Conosco e o call center (0800 071 0071 / 71 3319-2500 ou 2501), continuam disponíveis para atender à população.
Fonte: Ascom/Sefaz-BA