Na manhã desta quarta-feira (18), em coletiva à imprensa, a Secretaria Municipal da Saúde apresentou o balanço da campanha nacional de vacinação contra a gripe em Salvador. De acordo com a pasta, cerca de 580 mil pessoas já foram imunizadas, fato que coloca o município como a cidade com maior quantitativo de indivíduos imunizados entre as capitais do Nordeste, com cobertura vacinal de 93% do público-alvo.
“Somos a segunda capital do país que mais vacinou a população-alvo, ficando atrás apenas de São Paulo. Dessa forma inibimos consideravelmente a circulação do vírus na cidade, fazendo com que a doença não se propague com intensidade. Desde o início da campanha, em 18 de abril, não registramos óbitos por gripe, o que atribuímos à imunização”, afirmou o secretário da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves.
Ainda de acordo com o gestor, o saldo de 35 mil vacinas no estoque do município será destinado para as crianças que foram imunizadas pela primeira vez contra a gripe. Ou seja, para garantir a imunização dos pequeninos é necessária uma segunda dose da vacina num intervalo de um mês após a primeira aplicação. “O reforço das crianças está garantido. Todos os pais ou responsáveis foram orientados nos postos de saúde sobre a necessidade de retorno para a segunda dose num intervalo de 30 dias”.



