A presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, confirmou que a Prefeitura de Salvador construirá um novo centro de convenções na área do Palácio Thomé de Souza, atual sede da administração municipal. A medida atende a exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que prevê a ocupação do espaço após a saída da prefeitura.
Segundo Tânia, o equipamento terá duas salas — uma para mil pessoas e outra para 600 — que poderão ser subdivididas para eventos menores. O projeto terá arquitetura contemporânea e busca fortalecer o turismo de negócios na cidade, funcionando de forma complementar ao Centro de Convenções da Boca do Rio, que, segundo ela, não comporta a crescente demanda.
O espaço subterrâneo da Praça Municipal, atualmente ocupado por uma subestação da Coelba, deverá ser realocado para permitir as obras. A proposta será enviada ao Iphan e, após aprovação, a construção seguirá o modelo de concessão à iniciativa privada.
A Prefeitura busca financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para viabilizar o empreendimento, que também integra o conjunto de ações para revitalizar o Centro Histórico de Salvador.
Informações do Aratu Noticias