A cidade de Salvador conquistou destaque internacional ao ser reconhecida entre as 11 metrópoles do mundo que mais reduziram suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). A capital baiana é a única cidade da América Latina a alcançar uma redução superior a 30% das emissões, resultado que a coloca ao lado de metrópoles como Paris, Londres, Sydney e São Francisco.
Os dados fazem parte do relatório “Past the Peak: Accelerating Climate Action in C40 Cities”, publicado pela rede global C40 Cities. Segundo o estudo, o desempenho de Salvador reflete uma combinação de políticas públicas integradas e investimentos em mobilidade sustentável. A cidade apostou em inovação, colaboração entre diferentes setores e ações concretas para promover uma transição justa e resiliente.
Entre as iniciativas que contribuíram para esse reconhecimento estão a substituição da iluminação pública por tecnologia LED, reduzindo o consumo de energia e as emissões associadas; os programas de incentivo como “IPTU Verde” e “IPTU Amarelo”, que estimulam práticas sustentáveis em edificações; a implantação do sistema BRT, ampliação da infraestrutura cicloviária e a aquisição de ônibus elétricos para o transporte público.
De acordo com o levantamento, que analisou dados até fevereiro de 2025 com base no padrão internacional GPC (Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emission Inventories), as cidades integrantes da rede C40 estão reduzindo suas emissões per capita cinco vezes mais rápido do que a média global.
Para a gestão municipal, o resultado representa um “chamado para acelerarmos ainda mais a transição para uma economia de baixo carbono, com inclusão social e justiça climática”. O reconhecimento reforça o papel de Salvador como liderança climática entre as cidades do Hemisfério Sul e mostra que é possível crescer economicamente e, ao mesmo tempo, reduzir emissões de gases de efeito estufa.
Fonte: Ascom/ PMS



