Imagem: CMS Ba/ Antonio Queiros
A Câmara Municipal de Salvador aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que cria o programa de combate à cristofobia na capital baiana. A proposta, de autoria do vereador Cezar Leite (PL), foi destacada por ele como “o primeiro projeto de lei contra a cristofobia aprovado no país”.
De acordo com o texto, a Lei n° 28/2025 busca assegurar respeito à cultura e às manifestações da fé cristã, responsabilizando e aplicando multas a quem atacar ou desrespeitar símbolos religiosos. Entre as condutas previstas, está a proibição do uso sensual, pejorativo ou considerado desrespeitoso de imagens de Jesus e de emblemas cristãos.
- A norma terá aplicação especial em festas populares, como o Carnaval. “Agora, vai se pagar multa se colocar roupa de Cristo, se vestir de freira para sambar no Carnaval. Artistas também que fizerem isso não serão contratados em eventos da Prefeitura. Nós defendemos a fé cristã”, afirmou Leite.
O vereador ainda pediu mobilização dos fiéis para pressionar pela sanção do prefeito Bruno Reis. “Eu peço que todos os cristãos — evangélicos, católicos ou espíritas — se unam nessa luta para que o prefeito sancione essa lei, que é muito importante para nós”, completou.