O resultado dos recursos para atendimento especializado na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) já está disponível no Sistema Revalida.
De acordo com o edital, quando a solicitação é aceita — com base em declaração ou parecer médico — o participante tem direito a 60 minutos adicionais no dia da prova. Caso o documento seja rejeitado, o candidato pode apresentar recurso no ato da inscrição, mas não terá direito ao tempo extra nem à calculadora.
O Revalida avalia a formação de brasileiros e estrangeiros graduados no exterior que desejam exercer a medicina no Brasil. O objetivo é garantir que esses profissionais possuam conhecimentos, habilidades e competências compatíveis com o exigido dos médicos formados em instituições brasileiras, assegurando a qualidade do atendimento prestado no Sistema Único de Saúde (SUS).
O exame ocorre em duas etapas: teórica e de habilidades clínicas. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira. O conteúdo é baseado na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e em normas relacionadas à prática profissional, abrangendo atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, emergência e comunitária.
De forma interdisciplinar, as provas contemplam cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina de família e comunidade (saúde coletiva).
Informações da Agência Brasil