A renegociação das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para contratos firmados a partir de 2018 começa amanhã (1º) e segue até dezembro de 2026. Segundo o Ministério da Educação, cerca de 160 mil estudantes poderão ser beneficiados, com um saldo devedor total estimado em R$ 1,8 bilhão. A iniciativa busca facilitar o pagamento de parcelas em atraso e reduzir a inadimplência entre os beneficiários do programa.
O processo será conduzido pela Caixa Econômica Federal, agente financeiro do Fies. Os acordos poderão ser feitos de forma totalmente digital, pelo aplicativo “Fies Caixa” ou pelo site da instituição, dispensando a ida a uma agência. Após a solicitação, o estudante e os fiadores deverão assinar um termo aditivo ao contrato original, formalizando as novas condições de pagamento.
As regras preveem o parcelamento da dívida em até 180 meses, com perdão integral de juros e multas. A parcela mínima será de R$ 200, salvo quando o saldo devedor for inferior. Poderão aderir à renegociação os estudantes que estejam na fase de amortização do financiamento e tenham atrasos superiores a 90 dias até 31 de julho de 2025.
Fonte: Agência Brasil
 
									 
					 
								 
								 
								 
								 
								 
								
 
															


