O programa Piauí Inteligência Artificial, desenvolvido pelo governo do Piauí para incorporar a disciplina de Inteligência Artificial nas escolas estaduais, foi selecionado na edição de 2025 do Prêmio Unesco-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa de uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação.
A iniciativa, fruto de parceria entre a Secretaria de Educação do Piauí e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, promove uma análise crítica da aplicação da IA, com foco em equidade e inclusão.
Segundo a Unesco, o projeto prevê a obrigatoriedade da disciplina de IA a partir do 9º ano até o fim do Ensino Médio, com abordagem ética em todos os módulos, integrando atividades presenciais e digitais, inclusive em ambientes com poucos recursos.
Atualmente, atende mais de 90 mil estudantes em cerca de 540 escolas públicas por ano, além de já ter capacitado mais de 680 professores.
A seleção da iniciativa está entre quatro laureadas do prêmio, e o Itamaraty avaliou positivamente a indicação, considerando-a um reconhecimento da importância dada pelo Brasil às tecnologias digitais como instrumentos de desenvolvimento social e educacional.
Fonte: Agência Brasil