A empresa Kairós Viagens e Peregrinações, com sede em Franca (SP), foi notificada pelo Procon-SP para prestar esclarecimentos sobre o cancelamento de uma viagem com destino a Roma, na Itália, contratada por um grupo de jovens católicos de Brasília.
A notificação exige que a empresa informe, em até 48 horas, como está conduzindo a comunicação com os clientes afetados, incluindo os procedimentos para o ressarcimento dos valores pagos, que somam aproximadamente R$ 500 mil. Os pacotes incluíam passagens aéreas, hospedagem e roteiros de visitação religiosa, com custo estimado de R$ 18 mil por pessoa.
O Procon-SP também orienta os consumidores que adquiriram o pacote a solicitar a suspensão das cobranças, em caso de parcelamentos, junto às instituições financeiras ou operadoras de cartão.
Nas redes sociais, a Kairós comunicou que está com as atividades suspensas. Em nota, a empresa lamentou a situação dos clientes e alegou ter sido afetada por uma crise financeira decorrente da pandemia e dos conflitos no Oriente Médio, o que teria impactado a operação de viagens internacionais.
Segundo o comunicado, a empresa teve seus créditos bloqueados por um credor, comprometendo os recursos destinados à viagem do Jubileu de 2025. “Infelizmente, compreendemos demasiadamente a dor desses jovens, o que aumenta ainda mais a nossa dor pela situação e o sentimento de culpa”, diz a nota.
A Kairós afirmou ainda estar buscando suporte para ressarcir os consumidores lesados, embora alegue que os lucros foram consumidos por dívidas acumuladas.
O Procon-SP orienta que consumidores com pacotes cancelados formalizem reclamações no site do órgão. Para clientes de outros estados, o atendimento deve ser feito pelos Procons estaduais ou municipais, mesmo que a empresa esteja sediada em São Paulo.
Informações da Agência Brasil