A “Prevenção na relação de consumo em face de golpes virtuais” foi tema de evento voltado para estudantes de Direito e professores do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Campus Paralela, em Salvador. Criação de perfis falsos em redes sociais, clonagens de Whatsapp, anúncios de venda de casas inexistentes, falsos consórcios e centrais de atendimento, além de casos envolvendo pirâmides financeiras, criptomoedas e Bets (apostas virtuais) foram alguns dos inúmeros golpes que vêm sendo aplicados no ambiente comercial digital.
O alerta foi dado na manhã desta quinta-feira (24), pelo titular da Delegacia do Consumidor da Polícia Civil da Bahia (Decon), delegado Thiago Costa. A atividade teve como objetivo conscientizar e orientar o público universitário sobre os cuidados a serem adotados para evitar cair em fraudes digitais no âmbito do consumo. O evento foi organizado pelo Procon-BA.
“Já fizemos uma operação e prendemos muita gente. Vamos continuar fazendo, porque têm muitas pessoas que estão perdendo dinheiro nesse tipo de golpe. Essa situação causa estranheza, porque as pessoas são hipossuficientes realmente. São pessoas, geralmente pobres, que precisam desse dinheiro e a gente precisa ter essa sensibilidade social”, enfatizou.
O titular da Decon informou ainda que os golpes virtuais envolvem relações de consumo, sendo prioridade da Delegacia proteger o consumidor. “Já temos mais de cinco inquéritos instaurados, que investigam e apuram a conduta dessas organizações criminosas. Fizemos algumas operações, temos mais de cinco pessoas presas e vamos continuar com novas fases, ao longo dos próximos meses. O meio digital não é terra de ninguém, e estamos aqui para atuar no combate à conduta dessas organizações criminosas, que costumam praticar estelionatos e crimes contra a economia popular”, afirmou Costa.
A realização de ações educativas em ambientes de ensino visa fortalecer a cidadania, prevenir abusos e promover a inclusão social. Na Unijorge, além do debate, o Procon, também distribuiu materiais educativos com orientações para os consumidores.
Combate ao crime
Para o estudante do 2º semestre de Direito, José Martins, 42, a palestra foi enriquecedora, sobretudo, porque trouxe para o público um entendimento sobre o trabalho que vem sendo realizado pela Delegacia do Consumidor para proteger a sociedade dessas fraudes. “Esses golpes vêm crescendo, cada vez mais, com o avanço da internet. Mas, os operadores de Segurança Pública, especializados nesta área, estão atentos a todo esse avanço e, o mais importante, trabalhando fortemente para combater a ação dos criminosos”, declarou Martins.
Fonte: Ascom/SJDH