A 13ª edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias premiará dez lideranças femininas negras, indígenas e de terreiros, nesta sexta-feira (25), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No rol das homenageadas está a secretária municipal de Políticas para às Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.
A premiação destaca vivências de luta e protagonismo em diferentes frentes da sociedade civil e será entregue em uma cerimônia aberta ao público, no Palacete Tirachapéu, no Centro Histórico de Salvador. A entrada será mediante a doação de uma lata de leite em pó, destinada a instituições filantrópicas.
Segundo a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, o prêmio reafirma o compromisso com a valorização das mulheres negras que movem a cidade. “Falar de equidade é garantir voz, espaço e dignidade. Este movimento é sobre visibilidade e oportunidade. Que Salvador não apenas celebre, mas valorize permanentemente a mulher negra com políticas públicas e ações concretas.”
Para Fernanda Lordêlo, receber o prêmio é motivo de orgulho e uma chance de amplificar as lutas e conquistas das mulheres negras: “O prêmio demonstra um compromisso valioso com o fortalecimento da cultura e da atuação política das mulheres negras, que ainda enfrentam invisibilização em espaços de poder e no mercado de trabalho.”
A gestora também dedicou a homenagem às demais premiadas: “Estendo minha gratidão a todas as mulheres que compartilham essa conquista, às que pavimentaram o caminho e às que ainda serão reconhecidas. Seguimos juntas.”
Uma celebração coletiva e ancestral
O prêmio integra o Circuito Mulheres Negras em Movimento, iniciativa da Prefeitura de Salvador por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Associação de Terreiros da Bahia – Egbé Axé. A ação faz parte do programa Salvador Capital Afro, voltado para a valorização da mulher negra na cidade.
A Egbé Axé tem trajetória consolidada na preservação das culturas de matriz africana e no combate à intolerância religiosa, ao racismo e às desigualdades sociais. O prêmio se afirma, a cada edição, como um espaço de encontro, reconhecimento e afirmação da potência das mulheres negras na construção de uma sociedade mais justa e plural.
Homenageadas de 2025
Além de Fernanda Lordêlo, serão homenageadas:
Juliana Nery Cardoso – professora
Cássia Maciel – pró-reitora da UNEB
Laíse Brito – psicóloga
Tamikuã Pataxó – ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia
Juci Cardoso – vereadora de Alagoinhas
Mãe Nicinha – yalorixá
Rita Santos – coordenadora nacional da ABAM
Tauana Bomfim – percussionista
Rosângela Reis – tenente-coronel do Corpo de Bombeiros
A seleção das homenageadas foi feita por uma comissão formada por representantes de coletivos e organizações sociais da capital baiana. A iniciativa reforça a importância de reconhecer e amplificar as histórias que, muitas vezes, são silenciadas — mas que sustentam e movimentam o presente e o futuro da cidade.
Informações da Prefeitura de Salvador