O preço do café moído registrou queda de 1,01% em julho, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). É a primeira redução após 18 meses de altas consecutivas, período em que o produto chegou a encarecer 99,46%.
Mesmo com a queda, o café acumula alta de 41,46% no ano e de 70,51% nos últimos 12 meses, sendo o segundo item com maior impacto no IPCA do período, atrás apenas das carnes.
De acordo com o IBGE, o recuo se deve principalmente à colheita, que aumentou a oferta do produto e reduziu a pressão da demanda. O gerente da pesquisa, Fernando Gonçalves, explica que a recente tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, incluindo o café, ainda não influenciou os preços, já que começou a vigorar após o fechamento do levantamento.
A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) aponta que a alta prolongada anterior foi causada por eventos climáticos que afetaram a produção e pelo aumento da demanda internacional, impulsionado pelo mercado chinês.
Informações da Agência Brasil