O ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu a ampliação do programa Pé-de-Meia para todos os estudantes do ensino médio da rede pública a partir de 2026. Para isso, será necessário um investimento adicional de cerca de R$ 5 bilhões no orçamento federal. A proposta está sendo discutida com o Congresso Nacional.
“Tenho debatido com os presidentes da Câmara e do Senado, além da Comissão de Educação, sobre a importância de garantir recursos no orçamento para universalizar o Pé-de-Meia”, afirmou o ministro.
Inicialmente voltado apenas para os beneficiários do Bolsa Família, o programa foi ampliado posteriormente para todos os alunos da rede pública inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o que elevou o número de beneficiários de 2,5 milhões para mais de 4 milhões em um ano.
Atualmente, o critério de renda familiar por pessoa é o que define o acesso ao programa. Camilo Santana destacou, no entanto, que a diferença de renda entre alunos dentro da mesma sala muitas vezes é mínima, o que justificaria a ampliação do benefício para todos.
O Pé-de-Meia é uma poupança criada para incentivar a permanência e a conclusão dos estudos no ensino médio público, com parcelas que podem somar até R$ 9,2 mil ao longo dos três anos. O objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir desigualdades entre os jovens.
Informações da Agência Brasil