A Pinacoteca do Beiru promove, no sábado (25), às 16h, o encerramento da segunda edição do Festival de Artes Visuais com o lançamento de três exposições inéditas que ocuparão todos os pavimentos do espaço cultural em Tancredo Neves. O evento, gratuito e aberto ao público, também marcará o anúncio dos vencedores do I Salão de Artes Visuais da instituição.
Ao todo, quase 100 obras estarão em exibição até 25 de dezembro. O primeiro e o segundo pavimentos abrigarão as 32 obras selecionadas para o I Salão de Artes Visuais da Pinacoteca do Beiru, escolhidas entre mais de 800 trabalhos inscritos por artistas de diversas regiões do país. As escadas e paredes do prédio receberão a mostra “Beiru Criativo”, com cerca de 50 produções realizadas por alunos dos cursos gratuitos de pintura, fotografia e serigrafia promovidos pela própria instituição.
No terceiro pavimento, o artista visual Anderson AC, fundador da Pinacoteca, apresenta a instalação “E o Sol é para Todos”, composta por 20 retratos inspirados em moradores e personagens históricos do bairro. A obra propõe uma reflexão sobre desigualdade, representatividade e pertencimento, reposicionando identidades periféricas no centro da narrativa artística.
Como parte da programação final do Festival, duas rodas de conversa com artistas periféricos também vão discutir os desafios e as possibilidades da arte em territórios marginalizados. Entre os convidados estão MC Deusdetih, Jefferson Araujo, Andressa Monique e Bárbara Felina, em encontros realizados em escolas públicas da região. As atividades integram a proposta da Pinacoteca de fortalecer laços com a comunidade, promovendo diversidade, inclusão e valorização da arte como ferramenta de transformação social.
As exposições contam com curadoria da produtora cultural Juliana Freire, em parceria com Talita Cerqueira e Rosimeire Santos, além de três jovens mediadores da comunidade, em formação na área de educação museal.
O Pinacoteca do Beiru Festival de Artes Visuais é uma realização do Ministério da Cultura, com patrocínio da Vale, por meio do programa Rouanet nas Favelas, uma parceria do Instituto Cultural Vale com o MinC.
Mais informações podem ser acessadas no site pinacotecadobeiru.art ou no Instagram @pinacotecadobeiru.
Serviço:
📅 Quando: Sábado, 25 de outubro, às 16h
📍 Onde: Pinacoteca do Beiru – Rua Irmã Dulce, 1E, Tancredo Neves, Salvador (próximo à Curva das Artes)
🎟️ Entrada gratuita
🖼️ Exposições:
- E o Sol é para Todos, de Anderson AC
- Beiru Criativo, com produções de alunos dos cursos formativos
- I Salão de Artes Visuais, com obras selecionadas entre mais de 800 inscrições
⏳ Visitação: até 25 de dezembro de 2025
Fonte: Darana RP