Créditos: Victor Jucá/Divulgação
A Petrobras anunciou que vai direcionar R$ 100 milhões ao setor audiovisual brasileiro até 2027, em iniciativa que contempla produções, exibição, festivais e manutenção de salas de cinema. A informação foi divulgada em cerimônia na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), realizada na quinta-feira, quando a estatal comemorou os 30 anos da retomada do cinema brasileiro.
Os recursos serão usados em diversas frentes: produção e distribuição de filmes e séries; manutenção de salas de exibição; e patrocínios a festivais como Gramado, Tiradentes (MG), Bonito Cine Sur (MS) e Mostra de Gostoso (RN).
Milton Bittencourt, gerente de patrocínios culturais da Petrobras, afirmou que o compromisso da estatal é “fortalecer o cinema brasileiro, garantindo que ele continue a contar as histórias do país, dialogando com o presente e projetando o futuro”.
Durante o evento, foram relembradas obras emblemáticas que marcaram os 30 anos de retomada, entre longas, curtas e documentários. A Petrobras contabiliza ter patrocinado mais de 600 produções brasileiras nesse período, títulos como Cidade de Deus, Tieta do Agreste, O Quatrilho, Carandiru, Bacurau e O Agente Secreto (este último premiado em Cannes) fazem parte desse histórico.
O apoio da empresa foi destacado não só pelo impacto cultural das obras, mas também pelo papel social e identitário: preservar memória, diversidade e permitir que diferentes regiões e públicos tenham acesso à produção audiovisual brasileira.